Portugal com novo recorde de turistas

 

Fotografia: Turismo de Lisboa

 

Portugal é um dos países europeus com mais turistas no período estival, devido a inúmeros factores, como o bom tempo, a gastronomia, a segurança e a beleza das suas paisagens. Todas essas qualidades chamam, anualmente, milhões de cidadãos estrangeiros a território nacional e, de acordo com dados revelados recentemente, voltaram a ser batidos recordes de afluência.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nunca Portugal teve tantos turistas como agora. No primeiro semestre deste ano, o pais bateu a escala ao superar os 8,5 milhões de turistas, número nunca antes visto. Este total resulta num aumento de 10,2% face ao primeiro semestre do ano passado.

Lisboa e o Algarve tiveram um crescimento moderado de 4,8% e 8,9% respectivamente, mas continuam a ser as zonas mais procuradas pelos que vêm de fora, obtendo o resultado de 39,5% de todo o turismo nacional.

Ainda segundo o INE, Junho (o último mês do primeiro semestre) foi o mês que recebeu mais visitantes, alcançando um número surpreendente de mais de 1,89 milhões de turistas.

De acordo com os dados gerais disponibilizados, o Reino Unido continua a ser a maior fonte turística de Portugal, com o resultado de 27,7% do total de visitantes, sendo seguido pela Alemanha, com 13,3%, e pela França, que apresenta uma quota de 11,1%.