Petrony sagra-se bi-campeão europeu de Futebol de Praia com a Selecção Nacional

 

Fotografia: DR

 

A selecção portuguesa de futebol de praia revalidou ontem o título de campeã europeia, voltando a contar com um atleta jagoz nas suas fileiras.

O guarda-redes Tiago Petrony juntou mais um importante troféu ao seu vasto currículo, após a equipa das quinas bater a Suíça por 5-4, no encontro da quarta e última jornada da Superfinal da Liga Europeia de 2020.

Portugal conquistou a prova pela sétima vez, depois de 2002, 2007, 2008, 2010, 2015 e 2019, graças a três golos de Léo Martins, um de André Lourenço e outro de Belchior.

Este é o sétimo título (e o segundo consecutivo) de campeão europeu para Portugal

Petrony, que chegou a representar o Grupo Desportivo União Ericeirense em Futebol de 11, iniciou-se no futebol de praia há cerca de oito anos, somando títulos nacionais e internacionais desde 2015. Ontem não foi titular mas entrou no decorrer da partida.

Na Nazaré, os comandados de Mário Narciso terminaram o Campeonato da Europa com um pleno: foram quatro triunfos em quatro jogos, pois já tinham batido anteriormente França (7-0), Alemanha (4-1) e Ucrânia (4-2).

Numa final intensa, Portugal chegou ao final do primeiro período a vencer por 2-1, mas a reacção helvética no segundo parcial levou tudo empatado (4-4) para o último período. Valeu o golo de Léo Martins, muito perto do apito final, a dar o triunfo à equipa das Quinas.

Tiago Petrony. - ph. Mauro Mota

Tiago Petrony. – ph. Mauro Mota

Golos de Portugal:

1º Período: Léo Martins (4′) e André Lourenço (10′);

2º Período: Léo Martins (14′) e Belchior (17′);

3º Período: Léo Martins (34′)

Golos da Suíça:

1º Período: Ott (9′);

2º Período: Stankovic (15′ e 16′) e Elliot (20′)

Cinco inicial de Portugal: Elinton Andrade, Rui Coimbra, André Lourenço, Bê Martins e Léo Martins

Jogaram ainda: Tiago Petrony, Bruno Torres, Tiago Batalha, Belchior (Cap.), Rúben Brilhante, Rodrigo Pinhal, João Gonçalves ‘Von’

Treinador: Mário Narciso