Percurso desvenda as maravilhas naturais do Penedo do Lexim

Penedo do Lexim - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

No Domingo a bióloga Filipa Heitor vai mostrar as maravilhas naturais do Penedo do Lexim, num percurso de trekking organizado pela Green Trekker.

O Penedo do Lexim é uma antiga chaminé vulcânica que fazia parte do Complexo Vulcânico de Lisboa. Aqui as rochas basálticas assumem formas invulgares, dispostas em colunas prismáticas. Este local foi também habitado durante milhares de anos, com vestígios de ocupação humana desde o Neolítico até à época Romana.

O percurso de 7 km e nível moderado de dificuldade começa em Cheleiros, com ponto de encontro na respectiva igreja, passando depois por bosques onde abundam carvalhos-cerquinhos, carrascos e choupos, entre outras espécies nativas, que nos conduzirão à Aldeia da Mata Pequena. Esta recuperada aldeia pitoresca oferece uma vista lindíssima sobre o vale de Cheleiros. Seguiremos então por entre campos agrícolas na direcção do Penedo do Lexim, que está rodeado por um denso bosque de carvalhos, testemunho vivo do tipo de floresta que cobria grande parte do país até à Idade Média.

O valor da inscrição para este evento agendado para 7 de Janeiro é de 15€ por pessoa, incluindo:
. Guia GT no terreno
. Caminhada
. Seguro de Acidentes Pessoais
. Seguro de Responsabilidade Civil

Para mais informações, clique aqui.