Palácio Nacional de Mafra encerra tricentenário com música

Palácio de Mafra - ph: DR

 

Fotografia: DR

 

Para encerrar com chave de ouro as celebrações dos 300 anos da edificação do Real Edifício de Mafra, iniciadas já em Novembro do ano passado, a Câmara Municipal organiza um concerto a seis orgãos e coro na Sexta-feira, pelas 22 horas, na Basílica do monumento.

Foi a 17 de Novembro de 1717 que o Rei D. João V protagonizou o lançamento da primeira pedra da Basílica do Real Edifício, que mais tarde se tornaria num dos mais importantes ícones do Barroco português, comemorando o evento com uma cerimónia solene presidida pelo Primeiro Patriarca de Lisboa.

Trezentos anos mais tarde, em 17 de Novembro de 2017, o Concelho volta a celebrar o magnífico monumento com um concerto a seis orgãos e Coro. O programa musical vai incluir melodias de Cantochão, compostas por Frei José de Santo António no ano de 1761, cânticos do Ordinário da Missa, de autoria portuguesa de finais do século XVIII, e a Sinfonia da Real Basílica de Mafra, elaborada especificamente para o conjunto de 6 orgãos pelo compositor António Leal Moreira, em 1807.

Este concerto vai contar com a participação do Coro Voces Caelestes e dos organistas Sérgio Silva, Inês Machado, David Paccetti Correia, Margarida Oliveira, Diogo Rato Pombo, e Daniela Moreira, sob a direcção de Sérgio Fontão.

Para salvaguardar a segurança do edifício não haverá lugar a fogo-de-artifício.

A entrada para este evento é gratuita, sujeita à lotação da Basílica, mediante reserva pelo telefone 261 817 550 ou 261 817 170.