Orlando Morais homenageado em livro

Livro Orlando Morais - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

O livro “Orlando Morais – O Pintor da Ericeira” vai ser apresentado Domingo à tarde no Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, ficando depois disponível para aquisição nos postos de Turismo da Ericeira e Mafra.

Esta obra, da autoria de Francisco Esteves e editada pela Câmara Municipal de Mafra, contou com a colaboração da família do pintor ericeirense, representando uma oportunidade para divulgação da pintura de Orlando Morais e duma Ericeira que, embora já bastante diferente da retratada pelo artista, continua a povoar e a inspirar o imaginário colectivo.

Orlando da Silva Morais nasceu na Ericeira a 26 de Julho de 1927 – este é, precisamente, o ano em que se assinala o 90.º aniversário do seu nascimento –, falecendo no dia 3 de Novembro de 1995, com 68 anos. Artista autodidacta, desde cedo sentiu o apelo pelas Artes Plásticas, começando a pintar nas horas vagas as primeiras das suas cerca de 1.500 obras. Com o passar dos anos e à medida que foi conquistando o apreço do público, acabou por se dedicar inteiramente à Pintura. O seu trabalho captou e guarda memórias intemporais sobre a vila e as suas gentes.

Ao longo da vida pintou e desenhou inúmeros quadros nos quais a Ericeira surge como principal musa. Representou nas suas telas paisagens, o mar e detalhes da arquitectura da vila, tais como fachadas, portas e janelas, ruas e becos da Ericeira: o azul e o branco fundem-se, conferindo aos seus quadros grande luminosidade e retratando a vida, a história, a identidade e as gentes jagozas.

O lançamento deste livro, agendado para as 16 horas do dia 24 de Setembro, marca o último dia da exposição retrospectiva sobre a Obra de Orlando Morais, inaugurada a 26 de Julho na galeria que recebe o seu nome.

Antiga Pensão e Café Morais”, por Orlando Morais

Antiga Pensão e Café Morais”, por Orlando Morais