Oikos organiza percurso solidário entre Lourinhã e Jamor

Oikos Desafio 100 2014. - ph. omeubemestar.com

 

 

Fotografia: omeubemestar.com

 

A angariação de fundos para lutar contra a fome em Portugal e contribuir para a redução do desperdício alimentar é o objectivo da “Oikos Desafio 100”, um percurso pedonal organizado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e que se realiza nos dias 5 e 6 de Abril, fim-de-semana que coincide com o Dia Mundial da Actividade Física e com o 25º aniversário da Oikos. A prova vai realizar-se ao longo de 100 quilómetros de costa, desde a Lourinhã até ao Estádio do Jamor, pelo que irá passar pela Ericeira.

Os participantes têm o desafio de completar o percurso num tempo máximo de 36 horas e de angariar o mínimo de mil euros por equipa. Quaisquer grupos – familiares, amigos, empresas, instituições públicas e privadas, grupos desportivos, estudantes universitários – podem participar no evento. O único requisito é a idade mínima de 18 anos na altura de realização da prova. Os participantes devem formar uma equipa de cinco elementos – quatro fazem a corrida e um presta apoio – para percorrer os 100 quilómetros em conjunto. Outra alternativa é a formação de uma equipa de nove elementos – oito participantes e um apoiante – que farão o percurso em modalidade estafeta, ou seja, cada dois elementos percorrem troços de 25 quilómetros.

Depois de inscritas, as equipas terão disponível uma plataforma de crowdfunding através da qual vão angariar fundos para atingir os mil euros de objectivo por equipa.

O “Oikos Desafio 100” vai ter como padrinhos a jornalista Andreia Vale, a atleta para-olímpica Simone Fragoso e o músico Tiago Bettencourt.

As inscrições estão abertas até ao dia 31 de Janeiro em oikosdesafio100.pt. Os fundos angariados serão utilizados para construir uma plataforma digital de ligação entre pequenos produtores hortofrutículas, comerciantes e consumidores, incluindo instituições de solidariedade.