Ocean Hope: Mafalda Machado

 

Fotografia: DR

 

Desde o início do movimento Ocean Hope, que a AZUL tem acompanhado as iniciativas deste projecto ambiental de vanguarda com origem na Ericeira que já retirou mais de dez toneladas de lixo das nossas praias. Para darmos a conhecer os rostos que dão vida à esperança dos oceanos, em Março começámos a apresentar a respectiva equipa. Mafalda Machado (coordenadora de limpezas de praia) é o último elemento a protagonizar esta rubrica, que fica assim encerrada até este colectivo.

 

«Olá, eu sou a Mafalda e com 17 anos estou a realizar um dos meus maiores sonhos: ajudar a tornar o nosso planeta num lugar melhor para todos os seres que cá habitam.

O oceano sempre foi algo que me deixou intrigada por ser tão vasto e misterioso. Na realidade eu nem sempre gostei do mar, quando era mais nova preferia a tranquilidade de estar numa piscina ou num rio mas ao crescer perto da Ericeira, perto do mar, fez com que a praia se transforma-se no meu local seguro, no meu sítio de paz. Hoje em dia nada me deixa melhor do que o seu barulho e cheiro, muitas das vezes gosto de ir para a praia apenas para caminhar, meditar e reflectir sobre os meus pensamentos, sonhos e o meu futuro.

Quando soube que havia um projecto como este na Ericeira fiquei um pouco espantada porque nunca tinha reparado em lixo pelas praias e só ouvia falar de tais problemas na Ásia e a arredores do Oceano Pacífico. Decidi ir a uma limpeza, na Praia de Empa, com a Adriana e com mais uma amiga nossa, e foi extremamente horrível perceber que num país dito tão civilizado haja tanto lixo numa praia daquele tamanho. Por isso eu acho que foi isso que me incentivou a continuar a ir às limpezas.

somos uma família constituída por 8 pessoas incríveis

Hoje em dia a Ocean Hope ja não é um grupo de pessoas que se junta para limpar a praia, para mim já somos uma família, uma família constituída por 8 pessoas incríveis que mal se conheciam e agora sabemos que podemos contar uns com os outros para o que for preciso.

Fazer parte deste projecto incrível é muito mais do que fazer limpezas de praias semana a semana.

Fazer parte desta equipa é ter esperança num oceano melhor, num planeta melhor, esperança nos animais e plantas que sofrem com estas alterações ambientais, é saber trabalhar em equipa e acima de tudo nunca desistir de tornar o planeta um sítio seguro.

Todos nós partilhamos pelo menos um objectivo de vida, voltar a tornar o planeta um sítio limpo e harmonioso, e é isso que nos dá força para continuar!

Ver a grande mudança que as praias onde realizamos as nossas limpezas sofreram, num sentido positivo, pois estão cada vez com menos lixo, deixa-me mesmo com o coração quentinho por saber que contribuímos para isso!

Estou muito grata por ter estas pessoas fantásticas a meu lado!!»

Texto publicado originalmente a 17 de Fevereiro de 2020 no Facebook da Ocean Hope.