Ocean Hope: Beatriz Silva

 

Fotografia: DR

 

Desde o início do movimento Ocean Hope, que a AZUL tem acompanhado as iniciativas deste projecto ambiental de vanguarda com origem na Ericeira que já retirou mais de dez toneladas de lixo das nossas praias. Para darmos a conhecer os rostos que dão vida à esperança dos oceanos, nos próximos tempos vamos apresentar a respectiva equipa. Após termos começado com Samantha Smith, apresentamos Beatriz, Co-Fundadora e membro integrante da Administração.

 

“É tão difícil transmitir com palavras tudo aquilo que a Ocean Hope significa para mim.

Quase um aninho se passou desde que tudo isto começou. Vi este projecto crescer de raiz e contribuí para ele, porque realmente é um projecto que vale a pena e que faz a diferença no mundo. Agora olho para trás e não consigo acreditar naquilo em que ele se transformou: numa família de 7 elementos que dá todo o seu amor e carinho por esta causa; numa família que todos os sábados dá tudo o que pode para contribuir um bocadinho para um mundo melhor.

limpar a nossa casa é um dever de todos

A Ocean Hope foi um projecto que me fez ser a melhor versão de mim mesma, pois além de ser uma causa com que me identifico inteiramente, deu-me um propósito de vida. Percebo que pudemos ter sempre mil e uma coisas para fazer, mas acreditem que não há nada melhor que chegar ao final do dia e saber que fazemos algo não só para o nosso bem como para o bem dos outros: limpar a nossa casa é um dever de todos – não é só meu ou da Ocean Hope, é de todos e acreditem que é incrível saber que damos o nosso melhor para um futuro melhor e mais limpo.

Pessoalmente, quando era pequenina uma das coisas que adorava fazer era apanhar conchinhas e hoje em dia o que apanho é lixo. Isto deixa-me realmente muito triste e só tenho a agradecer à Ocean Hope por ter transformado o meu bichinho de tentar fazer algo em algo mesmo real; por outras palavras, este projecto fez-me realmente partir para a acção. E das coisas mais incríveis que tem acontecido é o efeito de contágio: ter pessoas de cada sítio de Portugal a perguntar se não nos poderíamos deslocar aos locais em questão – significa mesmo que a nossa mensagem está a chegar a muitos outros corações que também gostariam de fazer algo e só isso enche mesmo o meu coração.

A Ocean Hope é, sem dúvida, um projecto incrível e do qual transbordo de orgulho.

Obrigada por em apenas um aninho poder contribuir para que mais de 10 mil quilos tenham sido retirados das praias, ter conhecido o professor Marcelo, ter ido a programas de televisão, ter sido oradora num evento promovido pela Comissão Europeia em Portugal e ainda transmitir tudo o que sei às crianças em escolas ou até contribuir para a formação de educadoras de infância.

Depois disto, não há como negar que a Ocean Hope é um projecto único e incrível. Não podemos descurar que tudo isto é possível porque existe uma grande força de vontade e uma grande mensagem de esperança.

Por fim, queria agradecer a todos aqueles que vêm às nossas iniciativas e também a todos aqueles que fazem a sua parte para ajudar o nosso planeta. Juntos vamos mesmo fazer a diferença 💙”

 

Texto originalmente publicado a 14 de Janeiro de 2020 no Facebook da Ocean Hope.