Ocean Hope: Adriana Barroca

 

Fotografia: DR

 

Desde o início do movimento Ocean Hope que a AZUL tem acompanhado as iniciativas deste projecto ambiental de vanguarda, com origem na Ericeira que já retirou mais de dez toneladas de lixo das nossas praias. Para darmos a conhecer os rostos que dão vida à esperança dos oceanos, em Março começámos a apresentar a respectiva equipa. Desta feita a rubrica é protagonizada por Adriana Barroca, responsável pela Coordenação de Limpezas de Praia.

 

«Sempre fui uma pessoa conectada ao planeta. Quando era mais nova adorava viajar com os meus pais e ver o que a natureza nos tinha para dar. Era tudo muito bonito e fascinante, mas à medida que o tempo foi passando o estado do planeta foi piorando e por isso sempre quis ajudar de alguma maneira a prevenir a degradação do mesmo, principalmente do oceano pois a praia é um dos sítios que mais me dá tranquilidade. E, então, um dia soube da existência da Ocean Hope, um projecto na área da Ericeira que realizava limpezas de praia e interessei-me logo em participar. Juntamente com a Mafalda fui a várias limpezas e ao longo do tempo fomos criando uma óptima ligação com as pessoas já presentes na equipa e acabámos por nos juntar à mesma.

Somos todos completamente diferentes, mas no fundo temos o mesmo objectivo

Esta equipa passou para família muito facilmente. Todas as limpezas são resumidas a risos, a ideias brilhantes e acontecimentos inesperados. Passamos um tempo incrível todos juntos a fazer o que gostamos. Por vezes há dias maus, limpezas arrasadoras, mas no final temo-nos uns aos outros e é isso que nos mantém com a mesma energia.

Somos todos completamente diferentes, com opiniões diversas, mas no fundo temos o mesmo objectivo: garantir que as próximas gerações possam conhecer o mundo como nós uma vez o conhecemos e que consigam sentir a alegria e paz que a natureza oferece.

Este projecto não só me ajudou a sentir-me melhor comigo mesma como também me deu esta incrível oportunidade de conhecer pessoas fenomenais, pessoas que neste momento e durante este ano que passou se tornaram umas das minhas maiores inspirações.

É extraordinária a forma como me sinto ao pensar que estou realmente a fazer alguma coisa de importante, que sou útil e que ao juntar-me a este projecto realizei ou vou realizar certas experiências que nunca pensei vir a ter.

Espero que todas as pessoas e voluntários que se cruzam com a Ocean Hope sintam e entendam a mensagem que tentamos transmitir! O mais pequeno gesto que possam fazer para ajudar o nosso planeta faz a diferença! Sou a Adriana, o membro mais novo, e orgulho-me bastante em fazer parte desta maravilhosa família💙.»

 

Texto publicado originalmente a 9 de Fevereiro de 2020 no Facebook da Ocean Hope.