Nazaré Special Edition em período de espera até final de Janeiro

Sumol Nazaré Special Edition 2014. - ph. DR

 

 

Fotografia: DR

 

O evento de bodyboard Sumol Nazaré Special Edition, que contará com a participação do atleta da Ericeira, Filipe ‘Cabrela’ Raposo, abriu o período de espera no dia 3 de Janeiro e estende-se até ao próximo dia 30. Organização e atletas aguardam pelo sinal verde para avançar com a competição, assim que as previsões do estado do mar e condições atmosféricas apontem para condições propícias a um grande espectáculo de bodyboard.

Ao contrário de outros anos em que o campeonato se realizou em condições extremas que nem sempre beneficiaram os atletas e o desporto, o Sumol Nazaré Special Edition 2014 pretende expor a força do bodyboard enquanto actividade radical.

A lista dos 24 atletas convidados já foi divulgada e nela encontram-se nomes portugueses e estrangeiros. O grande destaque desta edição vai para a presença de três ex-campeões mundiais de bodyboard: Mike Stewart (Havai, nove vezes campeão mundial), Pierre-Louis Costes (França, uma vez campeão do mundo) e Amaury Lavernhe (Ilha Reunião, uma vez campeão mundial). Também provenientes de fora vêm Elliot Morales, jovem estrela das Ilhas Canárias, Alex Uranga, do País Basco, e Magno Oliveira, do Brasil.

Entre os atletas estrangeiros, Amaury Lavernhe, Alex Uranga e Magno Oliveira nunca participaram no Nazaré Special Edition. Pierre-Louis Costes e Mike Stewart já venceram, cada um, uma edição da prova.

Entre os portugueses convidados, há uma maior versatilidade entre atletas mais experientes e a nova escola. Destaque, contudo, para as ausências de Ricardo Faustino e Luís ‘Porkito’ Pereira, bodyboarders que trouxeram as ondas da Nazaré para os holofotes do mundo e ajudaram a Praia do Norte a obter a atenção que hoje lhe é dispensada; e Hugo Pinheiro e Manuel Centeno, dois dos melhores bodyboarders portugueses da actualidade.

A representar a Nazaré vão estar António Cardoso, Dino Carmo, Hugo Macatrão e André Bernardo (vencedor dos trials). Da Figueira da Foz vêm Bernardo Jerónimo, Jaime Jesus e Fábio Laureano. Tiago Silva e Bernardo Machado (Porto), Tiago Fazendeiro (Marinha Grande), Daniel Fonseca e Silvano Lourenço (Peniche), Filipe Raposo (Ericeira), João André (Magoito), Mauro Bandeiras (Carcavelos), Rui Pereira (Costa da Caparica), Gastão Entrudo (Sesimbra) e João Pinheiro (Sagres) são os restantes competidores.

O pré-aviso para o arranque do evento será dado pela organização alguns dias antes da data prevista. A confirmação final será dada no dia anterior.

O campeonato vai ainda contar com transmissão em directo online.