A não perder no Festival do Pão 2019

 

Fotografia: DR

 

Foi já em Março que anunciámos as datas e principais destaques do Festival do Pão, cuja nona edição arranca Sexta-feira.

De 5 a 14 de Julho o Jardim do Cerco, em Mafra, transforma-se numa espécie de “museu do pão” a céu aberto, com boa gastronomia (ou não estivéssemos perante o melhor pão de Portugal) e muita animação. Para não perder pitada, a AZUL organizou uma espécie de guia com aquilo que não pode mesmo perder durante este evento:


Comer Pão de Mafra

A primeira dica é, simultaneamente, a mais óbvia e incontornável: acabado de sair do forno, ainda a fumegar, morno ou frio, seja simples ou com recheio (do chocolate à farinheira, passando por outros enchidos ou bacalhau), vai encontrar as suas opções favoritas vindas de produtores locais e certificados.

Música

Além das actuações de diversos ranchos folclóricos, há concertos de muitos géneros musicais marcados sempre para as 22 horas, salvo indicação em contrário. Os nossos destaques vão para os seguintes espectáculos:

  • Festival de Música Jovem (8 de Julho), a partir das 18:00 com diversas bandas locais
  • Bárbara Bandeira (9 de Julho)
  • Cupcake Mafia (10 de Julho)
  • Olavo Bilac (11 de Julho)
  • Tatanka (12 Julho)
  • Kátia Guerreiro (13 de Julho)
Festival do Pão. - ph. DR

Festival do Pão. – ph. DR

Actividades Infantis

Quem for com crianças até ao Jardim do Cerco encontrará diversas opções de entretenimento no Festival do Pão, entre as quais Jogos Tradicionais, Biblioteca Infantil, Animação Musical ou Histórias para Famílias.

Tasquinhas e Doçaria Regionais

Nas tasquinhas de restaurantes do concelho e nas bancas das pastelarias locais poderá provar várias especialidades gastronómicas, dos pratos de caça aos doces conventuais, passando por diversos petiscos e bebidas.

Fórum do Pão

Este ano estará patente a exposição “A Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade”, realizando-se ainda um colóquio sobre “A Dieta Mediterrânica”, bem como sessões de show cooking e degustações.

Artesanato e Produtos Locais

O evento integra também a exposição e venda de artesanato e de produtos locais, da cestaria ao barro, passando por licores, vinhos e muito mais.

Pode aceder aqui à programação integral do Festival do Pão 2019.