Miguel Lambertini: “Nunca imaginei que alcançasse este tipo de exposição”

 

Texto: Hugo Rocha Pereira | Fotografia: DR

 

Hoje o Bang Comedy Gang chega à Ericeira para a primeira de duas actuações agendadas para este mês de Maio que ficará na História pela conjugação de três FFF: Fátima, Futebol e Festival. Miguel Lambertini, um dos elementos do grupo de humoristas, juntou essas três realidades como ninguém numa paródia musical que correu o país de Norte a Sul. Abençoado pelo Papa Francisco, glorificado pelo Sport Lisboa e Benfica e salvo pela conquista da Eurovisão, conversámos com o autor de “Ganhar os Dois” antes deste se lançar à comédia de improviso (e musical) na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva na companhia dos seus cúmplices.

 

Esperavas que a versão humorística de “Amar pelos Dois” fosse um êxito tão grande? Já tiveste reacções inesperadas, seja na rua ou online?

Quando vi o produto final estava confiante que poderia ter algum impacto, mas nunca imaginei que alcançasse este tipo de exposição, com mais de 700.000 views numa semana e centenas de partilhas e comentários. É uma sensação muito boa quando vemos o nosso esforço e trabalho reconhecidos de forma tão abrangente. No Estádio da Luz, no dia do jogo, houve algumas pessoas que me abordaram com grande afectividade e a pedir para tirar selfies, o que achei muito divertido. Online os comentários são também muito positivos, inclusivamente de fãs do FC Porto e do Sporting, que me dão os parabéns pelo vídeo. Também há alguns não benfiquistas que me mandam para “sítios”, e eu compreendo perfeitamente, mas não vou.

És benfiquista? Como viveste a conquista do tetra?

Sim, tive a sorte de poder assistir ao jogo no Estádio da Luz e participar desde o primeiro minuto na festa do tetra, num ambiente incrível com todos os outros adeptos e com os jogadores. Como digo no vídeo, foi mesmo um dia de grandes emoções e que ficará com um lugar especial na memória de todos os benfiquistas, a começar pelos festejos geniais do Eliseu…

 

Recebeste algum feedback por parte do Sport Lisboa e Benfica ou do Salvador Sobral?

Oficialmente não recebi nenhum feedback do Sport Lisboa e Benfica. Do Salvador também não, mas imagino que ele neste momento tenha muito mais em que pensar e espero é que ele possa saborear ao máximo esta conquista porque sem dúvida que merece.

 

Depois do êxito do vídeo “Ganhar os Dois”, que se tornou viral nas redes sociais, a actuação de Sábado em Mafra não foi algo anti-climática? Estive presente e aquele público era um bocado frio…

Foi a primeira vez que houve uma actuação de stand up naquele espaço, por isso é natural que o público estivesse algo reticente e talvez alguns tenham ficado surpreendidos ao ver quatro fulanos (um deles com uma camisola do Benfica) a dizer disparates ao microfone. Mas no final acabou por ser uma noite bem passada e ficou o desejo de repetir.

há alguns não benfiquistas que me mandam para “sítios”, e eu compreendo perfeitamente, mas não vou

Na Casa da Cultura da Ericeira vais voltar a interpretar essa música em ambas as datas?

Sim, inclusivamente até já adaptei a letra para o tempo presente e vamos desafiar toda a gente a cantar connosco também.

 

Tens alguma surpresa na manga para essa dupla jornada humorística?

Tratando-se de um espectáculo de comédia de improviso, as surpresas acabam mesmo por surgir na altura e por isso cada actuação é sempre única. O que posso dizer é que nos divertimos, mesmo muito, em cima do palco e essa energia contagia o público. Mas não se fiem nas minhas palavras e venham ter connosco à Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva!

 

Desde quando te dedicas ao humor e há quanto tempo íntegras o Bang Comedy Gang?

O humor está no meu ADN, desde pequeno que sempre me fascinaram todas as formas de comédia, por isso o humor foi sempre uma das características que mais valorizei, em mim e nos outros. Em 2014 fiz um curso de representação de um ano numa escola de actores, mas de forma profissional só em 2016 é que decidi dedicar-me a 100% a esta área e concretamente à stand up comedy e à comédia de improviso, através da Bang Produções. Foi com eles que fiz um curso de iniciação ao stand up, que me permitiu estar actualmente a actuar todas as semanas e a desenvolver o meu trabalho como humorista. Aliás, a Bang foi essencial na produção deste vídeo viral “Ganhar os Dois”, e parte do sucesso deve-se a este apoio/parceria que continuará a dar frutos.

Bang Comedy Gang - ph. DR

Lambertini com os restante Gang à sua esquerda.