Mafra promove congresso internacional sobre “José Saramago e o Memorial do Convento”

 

Fotografia: DR

 

O Palácio Nacional de Mafra vai receber, na próxima semana, um congresso internacional dedicado a um autor maior da língua portuguesa e a um monumento que integra o ADN mafrense: “José Saramago e o Memorial do Convento” contará com a participação de numerosos especialistas na obra mais emblemática do único lusitano que foi galardoado com o prémio Nobel da Literatura, o que aconteceu em 1998 – destaquem-se, por exemplo, Pilar del Rio (viúva de Saramago), Piero Ceccucci ou Abdeljelil Larbi. A lista integral dos conferencistas encontra-se aqui.

Este evento, que decorre de 14 a 16 de Novembro – de Quinta-feira a Sábado, portanto – no Real Edifício património mundial da UNESCO, é comissariado por Miguel Real, reputado professor, ensaísta e escritor.

Memorial do Convento edição limitada 2016 – ph: MarcadoresDeLivros

O congresso é uma iniciativa conjunta das autarquias de Loures, Mafra e Lisboa, em parceria com a Fundação José Saramago, inserindo-se no projecto “Rota do Memorial do Convento”, que tem como objectivo a criação de uma rota cultural a partir do lirismo épico do romance de Saramago, destacando locais de interesse histórico, patrimonial e paisagístico.

o congresso termina no dia do aniversário de José Saramago

Ao longo de três dias serão abordadas diversas facetas desta obra: alguns dos temas em destaque passarão pela relação do romance de Saramago com a História do século XVIII, com a cultura portuguesa e com o monumento barroco que lhe dá o nome, as suas personagens e a respectiva importância na literatura do final do Século XX.

O programa integral pode ser consultado aqui.

O congresso terminará, precisamente, no dia do aniversário de José Saramago – nascido a 16 de Novembro de 1922 na vila de Azinhaga, Ribatejo. Assinalando a efeméride, será realizada uma visita ao Palácio Nacional de Mafra e um concerto de Irene Lima, que interpretará o Prelúdio Suite nº 6 de Bach, uma das composições preferidas do escritor falecido em 2010 nas Canárias, Espanha.

A participação é gratuita, mediante inscrição neste link.