Mafra Campeão!!

Clube Desportivo Mafra Campeão 2017-2018 - ph. Andrá Sanano / FPF

 

Fotografia: André Sanano / FPF

 

Ontem foi Dia de Portugal, de Camões, das Comunidades Portuguesas… e do Mafra Campeão!!

O CD Mafra bateu ontem à tarde o Farense no Estádio Nacional, perante 10 018 espectadores, no decisivo encontro da temporada. Os algarvios marcaram primeiro, mas o CD Mafra deu a volta ao marcador, vencendo por 2-1 e sagrando-se Campeão do Campeonato de Portugal após já ter garantido a subida à II Liga.

Esta foi uma final verdadeiramente imprópria para cardíacos: o Farense adiantou-se no marcador cedo, ao minuto 7, com um tento de Fábio Gomes, mas o CD Mafra acabaria por dar a volta ao marcador no segundo tempo, por Rodrigues (77’) e Juary, já no período de descontos, aos 90+3’. Para atestar a emotividade da partida, Jorge Ribeiro ainda rematou ao poste, na marcação de uma grande penalidade, após o tento do empate do Mafra.

Veja aqui o resumo da final jogada no Jamor:

Luís Freire, treinador do Mafra, analisou a final da seguinte forma: “Foi um jogo emotivo. O Farense fez um golo quase a frio, pouco justificou o golo, que marcou numa bola parada. A minha equipa não perdeu a personalidade e não cedeu à pressão de jogar no Estádio Nacional. Reequilibrámo-nos, confiámos em nós próprios e não nos desorientámos. O que desequilibrou foi o golo, mas também não conseguimos criar grande perigo. O Mafra quis mandar mais no jogo, o Farense a querer defender o resultado. Fomos felizes no fim. Quando o adversário falha a grande penalidade, o Mafra acreditou e foi mais forte emocionalmente. É o mérito dessa reviravolta com a cabeça e não só com coração. Os jogadores mostraram aqui a sua qualidade. O espectáculo foi bonito.

É uma taça que deu tanto trabalho, horas de treino, conversas e é um sentimento de grande alegria. É para isto que trabalhamos no futebol. É um sonho tornado realidade.

Em jeito de despedida, Luís Freire terminou a intervenção confirmando que “foi o último jogo, estava definido, mas nunca quis falar sobre isso. Penso que é uma despedida alegre e de coração cheio. Amanhã [segunda-feira] começará outra etapa na minha vida”.

Clube Desportivo Mafra Campeão 2017-2018 - ph. Andrá Sanano / FPF

A ficha deste jogo histórico foi a seguinte:

CD MAFRA 2-1 SC FARENSE (0-1, ao intervalo)

CD Mafra: João Godinho, Hugo Ventosa, Juary Soares, João Gomes, Guilherme Ferreira, Rui Pereira (Marco Aurélio, 69′), Lucas Morelatto, Mauro Antunes, Bruninho, Leandro Borges (Alisson Patrício, 84′) e Campanholo (Ricardo Rodrigues, 46′).
Suplentes não utilizados: Rafael, Hugo Santos, Serginho e Forbes.
Treinador: Luís Freire.
Golos: Rodrigues (77’) e Juary (90+3’)

SC Farense: Miguel Carvalho, Filipe Godinho, Cássio Scheid, Bruno Bernardo, Jorge Ribeiro, Fabrício Isidoro, André Vieira (Alvarinho, 83′), André Ceitil, Neca, Fábio Gomes (Tavinho, 68′) e Jorginho.
Suplentes não utilizados: Bruno Costa, Delmiro, Irobiso, Leo Tomé, e Nuno Borges.
Treinador: Rui Duarte.
Golos: Fábio Gomes (7’).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Fábio Gomes (59), André Ceitil (72) e Filipe Godinho (89).