Junho é sinónimo de santos populares na Ericeira

Santos Populares Jagoz - ph. That's It!

 

Fotografia: That’s It!

 

[Este artigo foi actualizado no dia 7 de Junho de 2018]

 

Junho, em Portugal, é altura de celebrar os Santos Populares e a Ericeira não constitui excepção: vai haver mercadinho, marchas e sardinhadas!

O mercadinho arranca já Sábado na Praça da República (mais conhecida como ‘Jogo da Bola’) e, salvo alguns dias de interrupção, vai durar até ao início de Julho.

As sardinhadas também estão marcadas para a praça central da Ericeira, nos dias 21 e 28 de Junho.

Já as marchas populares acontecerão em diversos locais, dentro e fora da Ericeira:

O primeiro desfile será no Largo das Ribas no dia 12 (Terça-feira), véspera do Santo António. Além dum baile animado por Pedro Oliveira, a partir das 22:30 vão actuar as marchas populares da Ericeira e de Odrinhas.

No dia 16 de Junho o Terreiro D. João V, junto ao Torreão Sul do Palácio Nacional de Mafra, será palco para o grande desfile das marchas das várias freguesias do Concelho, entre as quais a da Ericeira, a partir das 21:15, após a partida marcada para o Jardim do Cerco às 21 horas.

No dia 23 (Sábado), véspera do São João, a partir das 22:30 as marchas voltarão a desfilar no Largo das Ribas, desta feita a da Ericeira e a da Marteleira. O baile terá como protagonista o conjunto EKO 2010.

O São Pedro – padroeiro da paróquia jagoz – também será comemorado com um desfile no dia 29 de Junho, no Largo de S. Pedro, em pleno adro da igreja paroquial. As marchas serão protagonizadas pela Igreja Nova, Cheleiros, Carvoeira e Ericeira.

Santos Populares 2018

Alguns destes eventos constituem, também, uma excelente oportunidade para ajudar a comissão de festas da Nossa Senhora da Boa Viagem a angariar fundos para as celebrações deste Verão.