José Rola Paulo já é Loja Histórica

 

Fotografia: Filipa Teles Carvalho

 

A famosa retrosaria José Rola Paulo, fundada há 73 anos, já foi reconhecida como Estabelecimento de Interesse Histórico.

A candidatura, apresentada em Maio de 2018, foi aprovado por unanimidade em reunião da Câmara Municipal de Mafra realizada em 12 de Julho deste ano.

No documento emitido pela Divisão de Assuntos Jurídicos pode ler-se que foi atribuída a designação de “Loja com Histórica” a este pedaço da identidade jagoza, localizado no nº 10 da Rua de Santo António, por lhe ser reconhecido “o interesse histórico e cultural ou social”.

Anteriormente, a Junta de Freguesia da Ericeira e vários serviços municipais já haviam dado parecer favorável à atribuição deste estatuto, com base na Lei nº 42/2017, de 14 de Junho, que prevê o regime de reconhecimento e protecção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

“Fazendas, Modas, Retrozeiro” – o estabelecimento também conhecido apenas como Rola Paulo ou pelas suas montras temáticas e em permanente actualização (que merecem peregrinações semanais de jagozes e visitantes) foi fundado no dia 6 de Janeiro de 1946.

Quando o fundador José Rola Paulo faleceu, em 1988, a filha Maria Lúcia Rocha decidiu manter a loja aberta e a respectiva essência bem viva.

Esta loja já tinha recebido um prémio, uma medalha de mérito pelo intercâmbio cultural… e agora terá sido o primeiro estabelecimento comercial da Ericeira a merecer o estatuto de Loja Histórica!

Leia a reportagem da AZUL sobre a José Rola Paulo e recorde a respectiva fotogaleria, que integra imagens de tecidos, montras e não só.