Já é conhecido o programa do Portuguese Surf Film Festival

 

Fotografia: Adam Bell

 

Foi hoje divulgado pela organização o programa da 8ª edição do Portuguese Surf Film Festival, que tal como avançámos em Abril começa já no dia 19 deste mês.

Ao longo de dez dias (entre 19 e 28 de Julho) a 8ª Edição do Portuguese Surf Film Festival (PSFF) volta a trazer o melhor do cinema internacional de surf à Ericeira: este ano vamos poder assistir a um total de 38 filmes, vindos de 18 países.

E serão muitas as estreias na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva: 4 filmes fazem a sua estreia mundial no PSFF (“Aequatio”, “Flux”, “The Droppin Girls” e “Poetry in Motion” – sendo que três destes são portugueses) e 4 filmes terão estreia europeia: “How to Learn How to Surf”, In “Dancing Days Of Dawn”, “No Time”, e “Eating Up Easter”.

Serão também vários os eventos especiais, dos quais se destacam as habituais noites dedicadas aos filmes que retratam o surf em ondas grandes (20 de Julho), ao cinema de surf feminino (dia 24) e ao skate – 27 de Julho. Os prémios nas várias categorias a concurso serão entregues na cerimónia de encerramento, agendada para 28 de Julho.

O tema “Colectivo” é um tributo à comunidade criativa e ao trabalho do país na dinamização da indústria de surf

O tema desta edição do festival é “Colectivo”, o que pretende ser um tributo à comunidade criativa e ao trabalho que todo o país tem vindo a fazer na dinamização da indústria de surf, que se tornou um pilar sustentável na divulgação do turismo e na economia, tanto da costa Oeste como de Portugal como um todo.

Neste âmbito, o PSFF apresenta uma nova colaboração com o festival internacional de cinema de surf em Ubatuba, que tal como a Ericeira é uma capital do surf no Brasil. Abre-se assim um precedente para futuras colaborações, com mais festivais do resto do mundo. “Este ano, o aumento de candidaturas ao PSFF revela a tendência que se está a verificar por todo o globo: há cada vez mais e melhor arte no que toca ao cinema de surf, o que também é reforçado pelo contínuo aumento de festivais neste nicho. É por isso que queremos celebrar este trabalho colectivo que estamos todos a fazer e gostaríamos de continuar a estender mais e melhores colaborações para as próximas edições”, afirmou Susana Andrade, fundadora e directora do PSFF.

O Save the Waves Film Festival marca presença no programa, pelo 4º ano consecutivo. Este festival pertencente à Save the Waves Coalition (entidade que proclama as Reservas Mundiais de Surf) vai trazer a Portugal filmes com forte componente ambiental, como tem vindo a ser hábito. No dia da exibição da estreia europeia do alinhamento deste festival (Domingo, 21 de Julho) será também feita uma limpeza de praia.

É possível ver o cartaz com a programação integral já aqui em baixo ou no site oficial do Portuguese Surf Film Festival.