Gony Zubizarreta e a Ericeira em destaque nos Portugal Surf Awards

 

Fotografia: Ricardo Bravo/MOCHE

 

Gony Zubizarreta (atleta do Ericeira Surf Clube) e a Ericeira foram premiados nos Portugal Surf Awards, iniciativa da Associação Nacional de Surfistas (ANS) realizada Sábado em Cascais, durante o jantar comemorativo do encerramento da Liga Moche 2016.

Gony Zubizarreta, consagrado vencedor da Liga Moche, foi o surfista mais galardoado da noite, tendo recebido ainda o prémio “Surfer’s Surfer” (categoria  em que os pares nacionais elegem os seu surfista favorito do ano na Liga) e o prémio para a melhor onda do ano, graças a uma onda em que obteve 9.90 pontos em 10 possíveis.

Adorei a noite da entrega de prémios. Foi muito emotiva. Os discursos de todos os vencedores foram épicos (risos). Senti-me muito querido por todos os surfistas portugueses e isto é muito importante para mim. Obrigado a todos! – Gony Zubizarreta

A Ericeira também está de parabéns, tendo sido distinguida por acolher o “Melhor Evento” da Liga Moche. O Allianz Ericeira Pro by Dakine recebeu o prémio pela terceira vez consecutiva ao ser eleito pelos próprios surfistas. Uma decisão que teve em conta não só a qualidade das ondas, mas também as condições dos equipamentos e infraestruturas locais.

Os campeões da Liga Moche (os irmãos Pedro e Carol Henrique) também foram distinguidos. Na categoria feminina, Carol Henrique foi ainda presenteada com o prémio de melhor onda. Em relação aos restantes vencedores, Carolina Kemp foi premiada na categoria feminina de “Surfer’s Surfer” pela segunda vez consecutiva. Mariana Garcia e  Dylan Groen foram considerados os melhores júniores. Nota especial para João Valente, que levou o prémio Carreira pelos quase 30 anos à frente do projecto SURFPortugal, que chegou a ter a Ericeira como base. Por último, o prémio de Personalidade do Ano foi para a International Surfing Association (ISA) por ter feito do Surf uma modalidade olímpica, em Agosto.

A Vereadora Célia Batalha Fernandes recebeu o prémio que distinguiu o Allianz Ericeira Pro by Dakine

A Vereadora Célia Batalha Fernandes recebeu o prémio que distinguiu o Allianz Ericeira Pro by Dakine

A lista completa dos grandes vencedores da noite é a seguinte:

– Campeões nacionais Liga Moche: Carol Henrique e Pedro Henrique
– Vencedor da Liga Moche: Gony Zubizarreta
– Melhor onda Liga Moche: Carol Henrique e Gony Zubizarreta
– Juniores do ano Liga Moche: Mariana Garcia e Dylan Groen
– Surfers’ Surfer Liga Moche: Camilla Kemp e Gony Zubizarreta
– Melhor Evento Liga Moche: Allianz Ericeira Pro by Dakine
– Personalidade do Ano 2016: International Surfing Association (ISA)
– Prémio Carreira 2016: João Valente (SURFPortugal)