Gony Zubizarreta conquistou a Allianz Triple Crown na Praia Grande

Gony Zubizarreta - ph. Pedro Mestre / ANSurfistas

 

Fotografia: Pedro Mestre/ANSurfistas

 

Gony Zubizarreta (atleta do Ericeira Surf Clube) e Camilla Kemp conquistaram o troféu Allianz Triple Crown na etapa da Liga Meo Surf disputada este fim-de-semana na Praia Grande.

O surfista espanhol, que reside na Ericeira, precisou apenas de superar a segunda ronda da prova, dando aí início à festa logo na 6ª-feira.

“Nunca tinha vencido este troféu. Já tinha estado muito perto, mas acabei por não conseguir. Este ano já tinha um primeiro e segundo lugar e estava muito perto de conseguir vencer (…) Estou muito feliz. Obrigado a todos”, frisou Gony Zubizarreta, já com o cheque na mão.

Vasco Ribeiro e Carol Henrique venceram Sábado o Allianz Sintra Pro. Os campeões nacionais em título revalidaram assim os triunfos que já tinham conseguido no ano passado em Sintra e ficaram bem lançados nas contas da revalidação dos respectivos títulos.

Com 14,80 pontos contra 10,45, Carol Henrique acabou por levar a melhor a Camilla Kemp final, alcançando a terceira vitória consecutiva na Praia Grande. Apesar de derrotada na final, Camilla Kemp juntou o triunfo na Allianz Triple Crown à liderança do ranking feminino.

“A Praia Grande é um sítio onde treino constantemente no verão”, começou por dizer Carol Henrique após garantir o triunfo na etapa. “Gosto bastante desta onda e da energia que aqui há. Estive o dia todo na praia, com os meus pais, a minha família e o meu treinador. Essa sensação de estar em casa é muito boa e ajudou-me bastante. Esta é a minha primeira vitória este ano na Liga e coloca-me de volta às contas. Agora, é deixar as coisas acontecerem aos poucos”, frisou.

Já na prova masculina, Vasco Ribeiro teve de superar Pedro Henrique numa final muito renhida para levar para casa a segunda vitória consecutiva no Allianz Sintra Pro, isto depois de ter vencido Pedro Coelho nos quartos-de-final e ainda Tomás Fernandes nas meias-finais. No heat decisivo Vasco somou 13,45 pontos, contra 13,35 de Pedro Henrique, com os resultados finais a serem conhecidos já com os surfistas na areia.

“Uma vitória é sempre bom”, começou por referir Vasco. “O início do ano foi complicado, mas, olhando de outra forma, até foi bom, porque deu-me mais vontade de surfar e competir. Consegui regressar às vitórias e estou a sentir-me bem. Um pouco cansado depois de ter feito cinco heats hoje (risos). Mas estou bem”, reforçou.

Com este triunfo Vasco ascendeu à vice-liderança do ranking da Liga MEO Surf 2018, que é liderado por Gony Zubizarreta. No entanto, devido ao facto de Gony ser espanhol, Vasco Ribeiro colocou-se na liderança da corrida pelo título nacional. Na última etapa do ano, em Outubro, em Cascais, Vasco parte assim na frente da luta para conquistar o quinto título nacional, o que seria um recorde.

Vasco prevê assim um final de Liga muito renhido. “Quantos mais atletas estiveram na luta mais interessante vai ser. Estamos todos cá para ganhar e espero que seja um final emocionante. Estão todos a surfar muito bem. Talvez tenha um pouco mais de experiência que os meus adversários em estar nesta situação, mas a outra etapa é só em outubro e até lá ainda há muito caminho”, salienta.

Resultados:
Final masculina: Vasco Ribeiro 13,45 x Pedro Henrique 13,35
Final feminina: Carol Henrique 14,80 x Camilla Kemp 10,45
Moche Groms Cup: Afonso Antunes 11,95 x João Vidal 8,4 x Guilherme Ribeiro 8,15 x José Ribeiro 7,5 x Francisca Veselko 6,00 x Santiago Graça 5,90
Somersby Onda do Outro Mundo: Vasco Ribeiro 9,10 pontos (Quartos-de-final)
Sintra Best Surfer: Ricardo Teixeira e Margarida Ribeiro
Sumatra Surf Trip (Melhores juniores): Dylan Groen e Mafalda Lopes