Galeria “Orlando Morais” inaugurada com retrospectiva do pintor ericeirense

Orlando Morais - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Vai ser hoje inaugurada a galeria “Orlando Morais” na Casa de Cultura da Ericeira. A data em que se comemora o aniversário do nascimento do icónico pintor ericeirense – 26 de Julho de 1927 –, será assinalada pelas 18 horas com a abertura da galeria que homenageia a sua vida e Obra.

Recorde-se que o actual Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira se encontra instalado no espaço onde funcionava anteriormente a Galeria Orlando Morais.

O percurso do artista será relembrado através de uma exposição retrospectiva que reúne obras pertencentes à família e a particulares, patente até 17 de setembro na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva. No âmbito desta homenagem, será ainda editado (previsivelmente até ao final do Verão) um livro sobre a vida e obra de Orlando Morais. Com edição da Câmara Municipal de Mafra, a obra terá autoria de Francisco Esteves.

A Obra de Orlando Morais (que ao longo da vida terá executado cerca de 1500 quadros) encerra uma grande relevância na divulgação da história e identidade da Ericeira, assumindo-se como memória sobre a vila e as suas gentes. Artista autodidacta, desde cedo sentiu o apelo pelas Artes Plásticas, começando a pintar nas horas vagas. Com o passar dos anos e à medida que foi conquistando o apreço do público, acabou por se dedicar inteiramente à Pintura.

Capela dr Santo António - Obra Orlando Morais

Ao longo da vida pintou e desenhou inúmeros quadros e realizou diversas exposições, subordinadas à temática ericeirense, que lhe trouxeram assinalável êxito. Representou nas suas telas paisagens, o mar, detalhes da arquitectura, tais como fachadas, portas e janelas, ruas e becos da Ericeira, em que o azul e branco se fundem, conferindo aos seus quadros grande luminosidade e retratando o pitoresco desta vila piscatória e balnear.

Orlando da Silva Morais nasceu na Ericeira, onde faleceu aos 68 anos, no dia 3 de novembro de 1995. Os seus quadros encontram-se espalhados um pouco por todo o mundo e inseridos em numerosas colecções particulares, estando igualmente representado na Colecção Municipal de Arte.

A mostra de arte, que encerra à 2ª-feira e feriados, pode ser visitada nos seguintes horários: 3.ª a 6ª-feira das 10 às 13:00 e das 14 às 18:00 | Sábado e Domingo das 15 às 18:00.

Fonte dos Golfinhos - Obra Orlando Morais