O futuro do trabalho debate-se em Mafra

Convento Mafra - ph. Leonor Barata de Almeida

 

Fotografia: Leonor Barata de Almeida

 

Amanhã o futuro do trabalho vai ser debatido em Mafra durante o XII Encontro COTEC Europa, num evento que junta chefes de Estado e líderes empresariais.

O Presidente da República Portuguesa, na qualidade de Presidente Honorário da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, escolheu Mafra para acolher esta iniciativa, que se realiza no dia 7 de Fevereiro, entre as 8:30 e as 15 horas, no Convento de Mafra – antigas instalações da Câmara Municipal.

Para além de Marcelo Rebelo de Sousa, o evento contará com as presenças de Felipe VI, Rei de Espanha, e de Sergio Mattarella, Presidente da República Italiana.

Sob o tema “WORK 4.0, Rethinking the Human-Technology Alliance”, os painéis de discussão vão contar com a participação de líderes empresariais destes três países e representantes das esferas académicas, sociais e políticas, que vão discutir os desafios, riscos e oportunidades das relações laborais, educação, capacitação e reconversão do capital humano, inerentes à transição em curso para um contexto económico e social dominado por novas formas de colaboração entre pessoas e máquinas inteligentes.

Para além da presença dos Chefes de Estado dos países COTEC, a União Europeia vai estar representada através do Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

O debate versará sobre as respostas da política pública europeia a este futuro do trabalho, respostas estas que serão também abordadas na perspectiva de um cientista, um sociólogo e um humorista. John Gapper, editor associado e comentador-chefe de negócios do Financial Times, moderará três dos painéis em discussão.

Realizado anualmente, de forma rotativa, em Espanha, Itália e Portugal, o Encontro COTEC Europa reúne representantes dos fundadores ou associados das organizações dos três países: respetivamente, Fundación COTEC, Fondazione COTEC e COTEC Portugal.

Os convidados vão ter, também, a oportunidade de visitar a exposição dedicada às revoluções industriais, que vai estar em exibição no Convento de Mafra.

Mais informações sobre esta edição, que conta com o apoio do Município de Mafra e da Escola das Armas, aqui.

Cotec 2018