Festunas de regresso à Ericeira

 

Fotografia: DR

 

O Festunas está de volta à Ericeira para a sua quinta edição entre Sábado e Domingo.

Mais uma vez promovido pela Junta de Freguesia da Ericeira, o V Festival de Tunas Mistas da Ericeira pretende promover a tradição musical e cultural académica e dar a conhecer aos seus 100 participantes a vila jagoza.

O tema para 2019 é o seguinte: “Em 2014 uma jovem conheceu três tunas na Ericeira e apaixonou-se pelo mundo tunante! Desde então não parou, e passados 6 anos recorda as tunas que mais lhe ficaram no coração…”

Ao som de ABBA – de acordo com a organização, esta edição é apresentada pelos produtores de “Take a Tuna on Me!” –, a Ericeira vai-se encher com capas negras, a recordar momentos que foram vividos nesta vila à beira-mar plantada. Uma viagem até às ilhas gregas, recordando também muito amor, amizade, folia e alegria.

Este ano as tunas participantes serão as seguintes: Magna Tuna ApocalISCSPiana (ISCSP – U. Lisboa), Tunística (ESHTE – Estoril), Rausstuna (Inst. Plitécnico – Bragança) e Vivantuna (FPCE – U. Lisboa) – sendo que o festival conta ainda com a participação especial da Tuna da Apercim de Mafra.

O programa é o seguinte:

  • 8 de Junho (Sábado) a partir das 22 horas | Noite de Serenatas na Fonte do Cabo
  • 9 de Junho (Domingo) a partir das 21:30 | Concurso de Tunas na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva

O Festival de Tunas Mistas da Ericeira nasceu em 2014, tendo como participantes a Tunística – Tuna Mista da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Magna Tuna Apocaliscspiana – Tuna Mista do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e os SemperT’unos – Tuna Mista da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

Em 4 edições, o festival contou com a participação de 14 tunas académicas a concurso, provenientes de Lisboa, Estoril, Oeiras, Setúbal, Santarém, Castelo Branco e Bragança.