Festival de Música Filipe de Sousa começa já amanhã

Piano - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

A partir de amanhã e até ao dia 9 de Junho vai decorrer a terceira edição do Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”, que homenageia o pianista, compositor, maestro, investigador e figura de relevo da cultura portuguesa que foi mafrense de adopção

Organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pela Fundação Jorge Álvares, com direcção artística do Maestro Adriano Jordão, este evento reúne, em vários pontos do Concelho de Mafra, prestigiados pianistas e alguns nomes de referência da música, como o Coro Gulbenkian e o Maestro Michel Corboz, numa autêntica festa da música.

O concerto inaugural do festival está marcado para o dia 13 de Maio, pelas 17 horas, na Basílica de Mafra: protagonizado pelo Coro Gulbenkian, contará com a participação de Dora Rodrigues, Carolina Figueiredo, Marco Alves dos Santos, Manuel Rebelo, João Barradas e Adriano Jordão, sob a direção do Maestro Michel Corboz.

Para o Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, estão agendados dois espectáculos: às 21:30 do dia 19 de Maio actuarão João Vasco e Eduardo Jordão; e no dia 26 de Maio apresenta-se a concerto Nour Ayadi.

O Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, abre portas, a 2 de Junho, às 21:30, para um espectáculo com a pianista Kristina Miller.

O Festival encerrará, às 21:00 do dia 9 de Junho, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, com uma palestra seguida de concerto dedicados a Saramago e ao seu instrumento de eleição, o Violoncelo, apresentando o violoncelista Pavel Gomziakov, e os pianistas Adriano Jordão e Gabriela Canavilhas.

Os concertos que se realizam na Basílica e na Biblioteca do Palácio Nacional têm entrada gratuita, sendo necessário o levantamento de ingressos nos postos de turismo de Mafra e Ericeira.

Os bilhetes para os recitais de piano, que se realizam nos auditórios municipais, podem ser adquiridos em www.ticketline.pt ou nos postos de turismo de Mafra e Ericeira. Este ingressos têm um custo de 5 € para o público em geral, ou o custo reduzido de 3€ para menores de 23 anos, ou para munícipes, sendo que os bilhetes com tarifa reduzida para munícipes apenas podem ser adquiridos nos postos de turismo.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 261 817 170 (Posto de Turismo de Mafra) ou 261 863 122 – Posto de Turismo da Ericeira.

Festival de Música Filipe de Sousa