“Festa dos Bêbados” aquece Janeiro

Festa dos Bêbados 2014. - ph. AZUL

 

Fotografia: AZUL

 

Realizam-se Domingo e Terça-feira na Ericeira as tradicionais celebrações em Honra de S. Sebastião e S. Vicente, popularmente conhecidas como a “Festa dos Bêbados”: os mordomos (pessoas que contribuem para a organização desta festa) têm direito a um santinho, uma bolacha e um copo de vinho. Durante o arraial que encerra os festejos, para fazer frente ao frio característico do mês de Janeiro, atrás dum copo costuma vir outro… e mais outro(s).

Domingo, 20 de Janeiro, é dia de São Sebastião, data em que arrancam as celebrações com uma missa votiva deste santo na Igreja de S. Pedro com início às 12 horas.

Ainda no mesmo dia, o convívio vai certamente aquecer, com um almoço (feijoada) no Salão Paroquial, a partir das 13 horas, seguido por animação musical – as inscrições para este almoço podem ser realizadas no Cartório.

Festa dos Bêbados 2014. - ph. AZUL

Festa dos Bêbados 2014. – ph. AZUL

Na 3ª-Feira, dia de S. Vicente (Padroeiro da Diocese de Lisboa), os festejos conjugarão o lado religioso com uma faceta pagã. A tarde arrancará com a característica procissão, às 14:30, entre a Igreja de S. Pedro até Capela de São Sebastião, sempre em passo de corrida; pelas 15:15 começará uma Missa, continuando a tarde do dia 22 com arraial e festa a partir das 16:00 e até sobrarem resistentes no Largo de S. Sebastião.

Esta é uma tradição jagoz com muitos anos de prática, constando que as festas em honra de S. Sebastião chegaram mesmo a ser as maiores da vila e arredores.

Numa época em que a forte identidade ericeirense vai abrindo brechas, esta será porventura a festa mais genuína da terra: entre a ermida de S. Sebastião (classificada no ano passado como monumento de interesse público) e o palco, um barril de vinho simbolizará a ancestral união do sagrado com o profano que reúne jagozes da “velha guarda” num convívio que aquece a alma para o resto de Janeiro.

Saiba mais sobre estas celebrações aqui e aqui.

Festa dos Bêbados 2014. - ph. AZUL

Festa dos Bêbados 2014. – ph. AZUL