Federação Portuguesa de Surf fundada graças ao Clube Naval da Ericeira

 

Fotografia: FPS

 

“Foi graças ao Clube de Pesca da Ericeira que se fundou a Federação Portuguesa de Surf”. É este o título duma entrevista recentemente concedida por Antero dos Santos (o primeiro presidente da FPS) ao site da Surf Total.

Esta revelação surge no âmbito duma série de entrevistas realizadas pela Surf Total aos diversos presidentes da FPS, que em 2019 cumpriu 30 anos sobre a respectiva fundação.

A entidade máxima do Surf Nacional, constituída em 1989, foi liderada até 1992 por Antero dos Santos, que relembrou alguns episódios que fazem parte dos primórdios da história deste desporto.

Antero dos Santos (à direita na imagem) homenageado pela Divisão Náutica da ACAP / APICAN.

No último dia de 2019 a Surf Total publicou o testemunho de Antero dos Santos. Em jeito de introdução, este advogado de profissão recorda que ainda era dirigente da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) quando foi fundada a FPS.

“Falo nisso porque houve a intenção da FPAS, depois de ter apoiado a realização da célebre prova de Ribeira de Ilhas, a primeira prova de Surf em Portugal, organizar e dirigir a modalidade”, afirma antes de declarar ter sido um dos que estava contra essa possibilidade, tendo decidido com os praticantes de São Pedro do Estoril fundar o Surfing Clube de Portugal e incentivar as praias a fundarem Clubes.

Ribeira D’ilhas 1977 – ph. Pedro Machado da Costa

Foi desta forma que surgiram os clubes de Carcavelos, da Costa da Caparica e de Aveiro, não sendo nada fácil constituir clubes porque era necessário redigir Estatutos e aprovar a Escritura num notário com adultos, que raramente estavam disponíveis entre os praticantes da época.

o Clube de Pesca da Ericeira enviou dois dirigentes ao notário

“Foi graças ao Clube de Pesca da Ericeira, que aceitou enviar dois dirigentes ao notário, que se fundou a Federação Portuguesa de Surf”, revela Antero dos Santos de forma algo inusitada e surpreendente, contribuindo para reforçar ainda mais o papel da Ericeira na História do Surf Português. Embora Antero dos Santos fale em Clube de Pesca da Ericeira, o primeiro presidente da FPS terá incorrido num lapsus linguae, uma vez que deveria querer referir-se ao Clube Naval da Ericeira.

Esta entrevista à Surf Total foi partilhada na página de Facebook do Ericeira Surf Clube, onde se pode ler o seguinte: “É bem verdade. Foi o Clube Naval da Ericeira quem deu o empurrão definitivo para a fundação da Federação Portuguesa de Surf. Os primeiros dirigentes e atletas do nosso Clube eram inicialmente federados pelo #clubenavaldaericeira. A eles o nosso reconhecido obrigado.”

Entre outras curiosidades, na mesma entrevista o primeiro presidente da FPS mostra também como este foi um período bastante complicado para o surf ser aceite em termos institucionais, tendo sido necessário convencer Miranda Calha, na altura o Director-Geral da Direcção-Geral dos Desportos, que não ia aceitar uma Federação de drogados. “Antes pelo contrário, o nosso trabalho era de tirar quem estivesse agarrado e desmotivar alguém pelo elevado esforço físico que a modalidade exige.”

O já octagenário Antero dos Santos possui um currículo profissional e desportivo multifacetado, tendo-se destacado em várias áreas de actividade, da Arte à publicidade e marketing, passando pelo Jornalismo – fundou o “Notícias do Mar, um dos mais prestigiados jornais do sector da náutica.

Antero dos Santos possui um currículo profissional e desportivo multifacetado

Como atleta de competição, praticou vela, remo, motonáutica e caça submarina. Na qualidade de dirigente desportivo, foi fundador da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas e da Federação Portuguesa de Surf.

Foi num congresso sobre Náutica de Recreio organizado por Antero dos Santos que nasceu a ideia de criação de uma associação de agentes económicos do sector da náutica e que veio a ter a designação de APICAN.

Este poster (e este campeonato) faz parte da História do Surf em Portugal.

Até à presente data, a FPS foi dirigida pelos seguintes presidentes:

  • 1989 – 1992 – Antero dos Santos
  • 1992 – 1994 – Adolfo Stuart
  • 1994 – 1996 – António Azevedo
  • 1996 – 2002 – José Soares
  • 2002 – 2004 – João Guilherme Bastos (presidente interino até às eleições)
  • 2004 – 2013 – João Guilherme Bastos
  • Desde 2013 – João Aranha

Pode ler aqui a entrevista original à Surf Total na íntegra.