Estão abertas as candidaturas ao Prémio Praia +Acessível

Praia Acessível, Praia para Todos 2014. - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Encontra-se aberto, até 30 de Setembro, o período de candidaturas ao Prémio Praia +Acessível 2020, iniciativa conjunta do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Turismo de Portugal – TP.

Esta é já a 12ª edição duma iniciativa anual que distingue duas zonas balneares que se destaquem pelas condições de acessibilidade mais abrangentes e inovadoras e disponibilizem melhores apoios aos visitantes com mobilidade condicionada. Os candidatos são, ainda, incentivados a conceber soluções que vão além dos requisitos definidos.

O prémio atribui equipamentos para melhorar a oferta de acessibilidade das zonas balneares vencedoras.

actualmente existem cinco praias acessíveis no concelho de Mafra

Na presente época balnear, não obstante as restrições e medidas excepcionais impostas aos municípios e concessionários para reforço da segurança sanitária proporcionada aos utilizadores das praias devido à pandemia da COVID-19, verificou-se uma notável adesão a este programa, que distinguiu, até ao momento, 200 zonas balneares, o que representa uma redução de 7%, relativamente, ao ano passado.

O INR, a APA e o TP atribuem, anualmente, o galardão do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” às zonas balneares portuguesas que asseguram condições de acessibilidade, segurança, conforto, autonomia e independência às pessoas com mobilidade condicionada, proporcionando-lhes uma fruição com equidade e dignidade destes espaços de lazer.

Actualmente ostentam este galardão no concelho de Mafra a Foz do Lizandro, Algodio (ou Norte), Ribeira d’Ilhas, São Lourenço e Calada.