Ericeira entre as melhores praias ibéricas seleccionadas pelo El País

Ribeira d'Ilhas - ph. Ricardo Gandum (Getty)

 

Fotografia: Ricardo Gandum (Getty)

 

O “El Viajero”, guia de viagens do jornal espanhol “El País”, lançou um mapa interactivo em que desafia os veraneantes a descobrirem as 450 melhores praias de Portugal e de Espanha. E entre estas são destacadas algumas praias da Ericeira.

No separador dedicado às praias lusitanas “mais surfistas” desenrola-se uma rota de Norte a Sul, entre quilómetros de areia dourada, escarpas, vilas encantadoras e ondas adequadas aos iniciantes ou mais experientes.

Chegados à Ericeira, descrita com “um ímane para os surfistas”, além de se referir a tradição balnear da vila, destacam-se o seu núcleo histórico pitoresco, as vistas atlânticas e os restaurantes de marisco.

Referida com uma das Reservas Mundiais de Surf, entre algumas incorrecções, destacam-se as Praias de Ribeira d’Ilhas, São Sebastião e Coxos – neste caso, por exemplo, as ondas de classe mundial encontram-se na Baía vizinha e não na praia.

O mapa interactivo permite descobrir areais de sonho, ao longo de quase nove mil quilómetros de costa. Basta escolher uma das praias destacadas e consultar a informação que lhe está associada.

Também é possível pesquisar as condições meteorológicas na praia escolhida: em “Consultar tempo” tem-se acesso a dados como a temperatura ambiente e da água, o nível máximo de radiação ultravioleta, horários das marés, vento e ondas.