Ericeira e Mafra no pódio das melhores freguesias da Grande Lisboa

Ericeira - ph Gaston Bevacqua

 

Fotografia: Gaston Bevacqua

 

As freguesias da Ericeira e de Mafra encontram-se no topo das melhores para viver de acordo com um estudo do Imovirtual, o maior portal imobiliário de Portugal: a Ericeira encontra-se mesmo na 2ª posição, sendo apenas suplantada pelo Parque das Nações, com Mafra a fechar o pódio no 3º lugar do ranking.

O Imovirtual pontuou as 67 freguesias da Grande Lisboa (abrangendo os concelhos da Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira) de acordo com 12 critérios e elaborou uma lista das melhores e das piores para viver após recolher a opinião de 2.200 pessoas.

As avaliações foram feitas com base em 12 critérios: segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vista, acessos e estacionamento.

Dentro destes parâmetros, a Ericeira foi considerada a freguesia mais segura e com melhor qualidade de ar.

Os três factores avaliados que no geral foram melhor classificados foram a Segurança, Acessos e Lojas e Restaurantes. ‘Espaço de Lazer’, ‘Espaço de Saúde’ e ‘Limpeza’ foram os factores que receberam piores avaliações da avaliação global das freguesias analisadas.

A freguesia do Parque das Nações foi a que melhor se destacou, com um total de 4,38 pontos numa escala de zero a cinco. De acordo com o estudo, a segurança, os acessos e as lojas e os restaurantes são os principais pontos fortes daquela zona. A Ericeira obteve 4,28 pontos e Mafra 4,19.

Das 10 freguesias melhor avaliadas, quatro são do Concelho de Lisboa, sendo que as restantes pertencem aos Concelhos de Mafra, Oeiras, Sintra e Cascais. Amadora e Sintra são os concelhos que concentram as seis freguesias pior avaliadas das 10 principais.

Consulte ambas as listas aqui em baixo.

Melhores Freguesias da Grande Lisboa - ph. Imovirtual