Ericeira confirma lideranças no circuito de surf esperanças

ph. Francisco Rodrigues Claro

 

Texto: Hugo Rocha Pereira | Fotografia: Francisco Rodrigues Claro

 

Terminou ontem a 5ª etapa do Circuito Nacional Esperanças de surf. A prova, realizada em Ribeira d’Ilhas sob égide do Ericeira Surf Clube – ESC –, contou com 127 inscritos nas cinco diferentes categorias, dos sub-12 aos sub-18, o que demonstra a vitalidade do surf nas camadas mais novas. As promessas do surf português começaram a esgrimir argumentos na sexta-feira, em condições muito boas: ondas de um metro, sem vento e água morna. A ondulação viria a baixar gradualmente ao longo dos três dias de campeonato, chegando-se a domingo com um mar de Verão, com pouca força e ainda menos tamanho.

Os principais destaques da prova, no que toca a “prata da casa”, foram “Henrique “Neko” Pyrrait e Pedro Rua, os únicos atletas do ESC a atingirem uma final, neste caso a de sub-16. Se “Neko” apenas ficou atrás de Guilherme Fonseca, mostrando um importante local knowledge, Pedro Rua terminou em 3º e confirmou toda a sua evolução, pertencendo-lhe, aliás, a melhor onda desta bateria decisiva. Quanto aos vencedores, glória para Afonso Antunes (que em sub-12 mostrou mais uma vez herdar não apenas o apelido como o espírito competitivo do pai, o ex-campeão nacional João Antunes), Vasco Mónica, João Kopke e Camilla Kemp, que assim cimentam a liderança nos rankings de sub-14, sub-18 e sub-18 feminino.

Já tínhamos referido a vitória de Guilherme Fonseca nos sub-16. O campeão em título desta categoria e dos sub-18 acabou por ser o único surfista a subir ao pódio por duas ocasiões: se recebeu o 1º prémio em sub-16, nos sub-18 teve que se contentar com a 4ª posição, após uma final muito competitiva e na qual acusou um certo desgaste: Nos primeiros heats de hoje ainda consegui surfar bem, mas já na final de sub-16 não consegui mostrar o meu melhor surf porque não estava a 100% fisicamente. Isso prejudicou um bocado a minha prestação neste campeonato. O local de Peniche reconhece estar no bom caminho para revalidar o título sub-16, ao contrário do que se verifica nos sub-18, e mostra-se entusiasmado por participar, já amanhã, nos Moche Trials do Rip Curl Pro: Tenho confiança em mim e na onda de Supertubos. Quero fazer bons tubos e ver o que acontece.

Ficamos também na expectativa do que acontecerá na decisiva finalíssima deste circuito nacional de surf esperanças, que decorre em São Pedro do Estoril nos dias 2 e 3 de Novembro, com a participação dos 16 melhores surfistas de cada escalão.

Um dos rostos do futuro do surf português. - ph. Francisco Rodrigues Claro

Um dos rostos do futuro do surf português. – ph. Francisco Rodrigues Claro

Guilherme Fonseca venceu na categoria sub-16. - ph. AZUL-Ericeira Mag

Guilherme Fonseca venceu na categoria sub-16. – ph. AZUL-Ericeira Mag

As ondas do primeiro dia permitiram ataques às junções. - ph. Nuno Cavaco

As ondas do primeiro dia permitiram ataques às junções. – ph. Nuno Cavaco