Encontro Mundial de coleccionadores do Citroën 2CV volta à Ericeira

 

Fotografia: 2CV Team Hungary

 

Todos os clássicos vão dar à Ericeira! A partir de Quarta-feira a vila recebe uma concentração de mais de 1300 automóveis “dois cavalos” para o 22º encontro mundial de coleccionadores destes carros históricos, com uma duração de seis dias.

Trinta anos após o último evento realizado na Ericeira, a vila jagoz vai receber pela segunda vez o encontro dos clássicos Citroën 2CV que junta um total de 1350 veículos e 1800 participantes, oriundos de 26 países, entre eles Estados Unidos da América, Nova Zelância, Noruega e França. A título de curiosidade, o Citroën 2CV mais antigo (1952) e o mais recente (1990) em todo o mundo são portugueses e vão integrar o evento.

Segundo declarações à Agência Lusa de Rogério Soares, presidente da Associação 2CVPortugal2017, “o país que está mais representado em número de carros é a França, com mais de quinhentos, seguindo-se Portugal.” Depois do evento de 1987, a Ericeira volta a acolher esta segunda edição realizada em Portugal porque “foi Mafra a câmara que melhores condições de logística e de alojamento ofereceu”.

Entre as várias actividades do programa, existem dinâmicas diárias, como o Museu 2CV, que conta com quadros miniatura, porta-chaves e outros artigos no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, e festas After-Hours na discoteca Ouriço. Merecem destaque, entre outras iniciativas desenvolvidas no âmbito deste encontro, a Cerimónia de Abertura Oficial e os Concursos de Elegância e de Montagem/Desmontagem de Mecânica (ambos no dia inaugural, 26 de Julho), os treinos livres Pop-Cross em Ribeira d’Ilhas (28 de Julho) e a 2CV Parade, que consiste num passeio em caravana até Mafra no dia 30 de Julho. Haverá, ainda, muito mais animação durante todo o evento, com folclore, feiras, DJ sets e fado. O evento integra, igualmente, uma Volta a Portugal em 2 CV e um Raid 2CV Racing Team Havas.

Pode consultar aqui o programa oficial completo deste 22º Encontro Mundial dos Amigos 2CV, que começa no dia 26 e termina apenas a 31 de Julho. Muitos dos eventos oficiais serão realizados no interior do recinto do Ericeira Camping, contando com entradas pagas.

Citroën 2CV Miniaturas - ph: DR

Museu 2CV

Esta exposição museológica inteiramente dedicada ao grande ícone da indústria automóvel realiza-se no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra. A mostra, inaugurada ontem, dia 23 de julho, poderá ser visitada pelo público (com entradas livres) todos os dias, entre as 10 e as 20 horas, até ao dia 31 de Julho.

O Museu, inteiramente dedicado ao universo 2CV, recorda o 7.º Mundial 2CV, de há 30 anos, assim como todas as outras edições. A exposição conta com a exibição de 24 viaturas que servem de testemunho da evolução e das diversas variantes que o modelo foi tendo ao longo dos anos, estando, igualmente, presentes 2CV feitos em Portugal – os “Filhos de Mangualde”.

O museu irá expor, entre outros elementos alusivos ao universo 2CV, veículos da colecção da Citroën Heritage, vindos propositadamente de Paris, pois o Mundial 2CV foi eleito EotY – Evento do Ano 2017, pela Amicale Citroën International.