Encontrados manuscritos em Imagem de Nossa Senhora da Basílica de Mafra

 

Fotografia: DR

 

A Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISSM) anunciou recentemente que foram descobertos manuscritos no interior do manto da Imagem de Nossa Senhora da Soledade, existente da Basílica de Mafra, na sequência de trabalhos de restauro.

“Surgiram sete documentos manuscritos no interior do manto de seda, bordado a ouro, que reveste a Imagem de Nossa Senhora da Soledade, da Basílica de Mafra, Imagem que sai por ocasião das cerimónias da Quaresma”, afirma a Irmandade em comunicado enviado à agência Lusa.

“Os documentos, presume-se que datem da segunda metade do século XIX, e a sua existência era inteiramente ignorada. Os documentos estão dobrados em quatro partes, e cosidos aos bordados do manto. Por esse motivo se justifica que por fora não se suspeitasse de nada”, acrescentou a Irmandade.

“O conteúdo é inteiramente ignorado de momento, pois a decisão da sua retirada ainda não foi definitiva. A leitura será efectuada na basílica, em data a determinar”, também segundo a Irmandade, que adiantou “suspeitar-se de que possam ser pedidos a Nossa Senhora ou algo do género, mas são meras suposições”.

Manuscritos - ph. DR

“A informação do que possam conter ainda não foi averiguada, pois os trabalhos de conservação do manto ainda decorrem. Porém é evidente que foram ali ocultados por algum motivo particular”, referiu a RVISSM nesse comunicado.

“O número é que torna o achado notável, pois é habitual encontrar inscrições neste tipo de peças, mas sete documentos, e de mãos diferentes, isso sim, torna o caso verdadeiramente notável”.

Esta Imagem, datada de 1773, sai habitualmente pelas ruas mafrenses na procissão do Senhor Jesus dos Passos, que se realiza no dia 25 de fFevereiro, e ainda na procissão do enterro, na Sexta-Feira Santa, que este ano acontecerá no dia 30 de Março.

Segundo a RVISSM, este ano “a imagem voltará a sair e a exibir o rico manto de seda bordado a ouro”.