EDP Billabong Pro regressa à Ericeira

 

Fotografia: WSL / Damien Poullenot

 

Embora o campeonato ainda não tenha começado a ser comunicado em toda a força pelas diversas entidades organizadoras, já é oficial que Ribeira d’Ilhas vai receber muito em breve uma etapa da temporada 2019 do circuito mundial de qualificação de Surf.

No site da World Surf League, por exemplo, embora conste já há algum tempo que a 45ª etapa do Qualifying Series (QS) se realizará entre os dias 24 e 29 de Setembro em Ribeira d’Ilhas, apenas ontem foi publicado o primeiro artigo no espaço dedicado a este campeonato: e trata-se dum artigo genérico, relativo à chamada “perna europeia” da WSL, onde se mostra a importância dos campeonatos realizados no “velho continente” para os atletas com ambições em juntarem-se à elite.

No final da peça jornalística surge a referência à Ericeira, que constitui a derradeira paragem na série de campeonatos disputados na Europa, antes do “circo” rumar ao Hawaii. Aqui também se escreve que “A famosa direita de Ribeira d’Ilhas é uma das clássicas ondas de alta performance”.

Este QS10000, que já no ano passado se disputou na Ericeira, deverá trazer até às nossas ondas diversos atletas internacionais de topo, entre surfistas que integram o principal circuito mundial – e que aqui se preparam para as provas europeias do CT, como refere o artigo da WSL – e muitos daqueles que correm o circuito de qualificação. A disputa por um lugar entre a elite mundial em 2020 passará certamente pela única Reserva Mundial de Surf europeia.

O campeão em título do EDP Billabong Pro Ericeira é Ryan Callinan

Entre os portugueses, diversos surfistas terão aqui uma boa oportunidade para subir no ranking: desde logo Frederico ‘Kikas’ Morais, que este ano foi relegado para o circuito de qualificação após ter corrido o tour que junta a ‘nata’ da WSL; mas também atletas como Vasco Ribeiro ou Miguel Blanco.

A lista com o seeding para este campeonato também já se encontra disponível, embora vá sendo actualizada à medida que terminam as etapas anteriores deste circuito: antes disputam-se ainda o Galicia Classic Surf Pro (que termina hoje em Espanha), o Nias Pro (Indonésia) e o Azores Airlines Pro, entre os dias 17 e 22 deste mês na ilha açoriana de São Miguel.

O campeão em título do EDP Billabong Pro Ericeira é o australiano Ryan Callinan, que protagoniza o vídeo que podem ver já aqui em baixo.