EDP Billabong Pro Ericeira termina amanhã

 

Fotografia: Pedro Mestre

 

Hoje foram encontrados os quatro semi-finalistas do EDP Billabong Pro Ericeira, campeonato de 10.000 pontos das Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL): dois atletas australianos vão medir forças com outros dois surfistas brasileiros.

Amanhã será, assim, o último dia de competição em Ribeira d’Ilhas, com a chamada marcada para as 10 horas da manhã.

No primeiro heat de Domingo, 29 de Setembro, o australiano Jacob Wilcox terá pela frente o brasileiro Samuel Pupo; logo depois, o australiano Stu Kennedy encontrará o brasileiro Yago Dora, surfista do CT, na segunda semifinal.

O português Frederico Morais entrou em competição na quinta bateria dos oitavos-de-final com o australiano Stu Kennedy. O surfista de Cascais começou melhor o heat com duas pontuações acima dos 7 pontos, mas o australiano encontrou um 8.50 que, juntando à sua melhor nota anterior, lhe deu o primeiro lugar da bateria.

Frederico Morais procurou responder, mas não conseguiu encontrar a onda que procurava. As pontuações finais foram de 14.93 (em 20 possíveis) para Stu Kennedy e 14.80 para ‘Kikas’. O surfista português despediu-se deste evento com um 9º lugar e 3.700 pontos a contar para o ranking do QS, onde vai consolidar-se no top 10 (com 17.450 pontos), o que o deixa cada vez mais perto de consumar o regresso à elite mundial em 2020.

Com duas etapas QS10.000 ainda por disputar até final da temporada no Havai, Frederico tem a porta aberta para consumar a qualificação. Até porque por cada heat que passar irá melhorar a sua situação no ranking.

Entre as meias-finais e a final de amanhã, o português Tiago “Saca” Pires, voltará a vestir a licra de competição para disputar o “Legends Heat powered by You and the Sea” com o australiano vice-campeão mundial de 2007, Taj Burrow. Recorde-se que ambos os surfistas disseram adeus à competição internacional em 2015.