…E aqui tão perto

...E aqui tão perto

 

Todas as semanas, sugestões de eventos a curta distância da Ericeira. Concertos, exposições, festivais e outras alternativas para aproveitar os seus tempos livres da melhor forma.

 

Júlio Resende (11 Setembro, 21h | Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa | 15€)

O pianista português Júlio Resende junta-se às vozes de Gisela João e da espanhola Sílvia Perez Cruz para trazer um espectáculo de fusões ibéricas. “Fado & Further” é o melhor da música tradicional portuguesa, do jazz e do latino num espectáculo de evocação da saudade e ritmos quentes que abre a temporada de Músicas do Mundo 2014/2015 de Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Fitas na Rua (Até 20 Setembro, 22h | Lisboa | Gratuito)

As ruas de Lisboa tornaram-se numa verdadeira tela de cinema ao longo deste Verão. Foram várias as iniciativas de projecções ao ar livre, sendo uma delas as Fitas na Rua. Todos os fins-de-semana, desde finais de Agosto, diferentes bairros de Lisboa receberam sessões de cinema com o céu estrelado como pano de fundo. “Verão Coincidente”, curta-metragem de António Macedo, e “Barbarella”, de Roger Vadim, estão este Domingo no Jardim do Arco do Cego. No Sábado, dia 20, o Intendente recebe “Outside”, curta-metragem de Sérgio Cruz, e “Pina”, de Wim Wenders, em versão 3D.

 

Exposição de Aguarela José Ferreira (Até 15 Setembro, 09-23h | Aguarela, Santa Cruz | Gratuito)

O artista mentor do projecto Arte ao Centro, em Torres Vedras, que inaugurou este ano, tem em mostra um conjunto de obras em aguarela enquadrado numa representação naturalista de paisagens. Natural de Lisboa, o pintor esteve ausente das lides artísticas e regressa agora com uma retrospectiva de técnicas aplicadas à aguarela ao longo de mais de cinco décadas de vida dedicadas à pintura.

 

Fashion’s Night Out Lisbon (11 Setembro | Lisboa | Gratuito)

A Vogue FNO está de regresso com a 5ª edição deste evento de moda e traz consigo uma novidade: o roteiro estende-se agora às lojas da Baixa Pombalina – Rua Augusta, Rua do Ouro e Rossio, para além do habitual Princípe Real, Chiado e Avenida da Liberdade, num total de 190 lojas. A cultura da moda veste, assim, Lisboa com eventos culturais, promoções, animações e exposições, como a que estará patente no MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo e no Museu de S. Roque.

 

Paulo de Carvalho (13 Setembro, 21.30 horas | Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra | 15€)

Paulo de Carvalho está de regresso aos palcos portugueses para apresentar um espectáculo intimista. “Voz & Piano” junta convidados como o actor João Loy e o pianista Victor Zamora na interpretação das canções mais célebres dos 52 anos de carreira do intérprete português. “E Depois do Adeus”, “Os Meninos de Huambo”, “10 Anos”, “Gostava de Vos Ver Aqui”, “O Meu Mundo Inteiro”, “Nini dos Meus 15 Anos” e “Mãe Negra” são algumas das músicas a revisitar no espectáculo.

 

Xinobi (13 Setembro, 00h | Clube Pirata, Peniche | Sob consulta)

Xinobi é Bruno Cardoso, DJ, produtor e músico português que se prepara para lançar o álbum de estreia, “1975”, pela editora independente que ajudou a fundar, a Discotexas. “Mom & Dad” é o primeiro single de um disco que vagueia pelo deep house, disco, funk, dub e surf guitar. O artista vai estar em Peniche para um showcase que antecipa a apresentação oficial do disco, que chega às plataformas digitais a 19 de Setembro.