Documentário sobre Gabriel Medina eleito Filme do Ano no PSFF

 

Fotografia: DR

 

Chegou ontem ao fim a 9ª edição (primeira em versão digital, devido à pandemia do novo Coronavírus) do Portuguese Surf Film Festival – PSFF.

“Gabriel Medina”, documentário sobre o brasileiro de apenas 26 anos que já conquistou o título mundial de surf por duas vezes, em 2014 e 2018, levou para casa o principal prémio atribuído pelo PSFF: Film of the Year.

Realizado por Henrique Daniel e escrito por Lucas Paraizo, este filme que foi projectado durante a sessão de drive-in realizada Sábado, apresenta a evolução pessoal e profissional de um rapaz sem o estereótipo do surfista tradicional que se tornou um dos maiores nomes do desporto mundial ao ser o primeiro atleta brasileiro a tornar-se campeão mundial de surf.

Após a projecção online dos últimos quatro filmes do evento que tem a Ericeira como sede, a fundadora do festival e o presidente do júri (Susana Metzger e Miguel Pedreira, respectivamente) revelaram quase todos os vencedores desta edição – o Audience Award (prémio do público) continua aberto a votações até à próxima Quarta-feira, dia 5 de Agosto, estando o anúncio do vencedor agendado para a tarde dessa mesma data. Quem pretender votar deverá entrar na secção “Agenda” do site do PSFF.

em 2021 o PSFF vai celebrar a sua 10ª edição

A lista completa dos vencedores do PSFF 2020 (uns mais unânimes do que outros, como faz parte do processo de decisão) é a seguinte:

FILM OF THE YEAR – “Gabriel Medina”

BEST SHORT – “Who Is Vilayta?”

WOMEN IN SURF FILMS – “Ebb & Flow”

BEST SUSTAINABILITY – “No Mad”

IMPACTFUL STORY – “Rebirth”

BEST SOUNDTRACK – “Water Get No Enemy”

Receberam, ainda, menções honrosas os filmes “Clash of Climates” (Best Short), “Discover2Uncover” e Undercurrents, ambas na categoria Women in Surf Films.

Foram cinco noites de streaming em directo através de uma plataforma desenvolvida pela UpPartner e Mainvision. Foram milhares as pessoas que se ligaram diariamente para assistirem ao melhor do cinema internacional de surf promovido por este festival.

“O balanço é muito positivo, o que nos faz pensar que em edições futuras poderá fazer sentido termos um formato híbrido”, disse em declaração a organização do evento, “mas o grande objectivo é podermos reunir o público novamente na Ericeira, onde o festival tem já uma tradição bastante enraizada”.

O Portuguese Surf Film Festival regressará em 2021 para a sua 10ª edição, que coincidirá com o ano em que se comemorarão os 10 anos da consagração da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.