Diálogo entre Pessoa e Saramago na Ericeira

Pessoa Saramago - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Entre Sexta-feira e Domingo a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, vai ser o palco principal dum diálogo entre dois “monstros” da cultura nacional promovido pelo Instituto de Cultura Europeia e Atlântica.

De acordo com o ICEA, esta jornada “surge na senda do Diálogo”, que é “um tempo e um lugar de encontro, de partilha, de construção de pontes que levam ao conhecimento do outro, de nós.”

Este evento de entradas livres desenrola-se entre os dias 26 e 28 de Outubro, tendo em pano de fundo os autores da “Mensagem” e do “Memorial do Convento”, entre palestras e tertúlias, exposições e a inauguração dos Caminhos de Poesia.

O programa arranca às 15:30 de Sexta-feira (dia 26) com a conversa “Ao Encontro do Escritor” entre o autor Alexandre Honrado e alunos da escola Bento Franco na Casa de Cultura. Nessa noite, pelas 21 horas, realiza-se ainda a conferência “Fernando Pessoa nos 130 anos do seu nascimento”, com a Professora Teresa Rita Lopes (a especialista na obra Pessoana irá, também, apresentar o livro “Vida e obras de Ricardo Reis”) e a Dra. Maria João Serrado.

O dia seguinte (Sábado, 27) reserva duas inaugurações: às 11:30 será aberta a exposição “Nós, os de Orpheu”; e a partir das 16 horas inauguram-se as Bibliotecas de Rua e os Caminhos de Poesia Fernando Pessoa – entre a Capela de São Sebastião e a ponta Sul da Praia do Sul.

O Festival termina Domingo (dia 28), com uma tertúlia na Casa de Cultura a partir das 16 horas: os escritores Alice Vieira, Alexandre Honrado, Fernando Pinto do Amaral, José Constantino Costa e José Fanha conversarão sobre o tema “Mafra, um concelho de Poesia”, seguindo-se um apontamento musical pelo Corteto.