Dia do Município celebrado com diversas iniciativas

 

Fotografia: DR

 

Mafra celebrou ontem o Dia do Município com um diversificado programa de comemorações, destacando-se desde logo a inauguração da Unidade de Saúde Mafra Norte, que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido.

Este equipamento representa uma ampliação da capacidade de resposta municipal, planeada com sentido de futuro: preparado para servir 35 mil utentes, assegura uma oferta abrangente e diversificada, estando dotada de múltiplas valências, das quais se destacam duas Unidades de Saúde Familiar (USF), uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), o Atendimento Completar, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), a Unidade de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Saúde Pública, incluindo Saúde Oral, e modernos meios complementares de diagnóstico.

Além da área da saúde, a cultura e o turismo também mereceram realce nesta data, com o anúncio dos vencedores do Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra e para a celebração de um memorando de entendimento para implementação, em Mafra, de um projecto equestre de âmbito nacional e internacional.

Na sessão solene matinal, realizada no Largo Coronel Brito Gorjão, em Mafra, foram distinguidas pessoas singulares e colectivas que prestaram serviços meritórios ao Concelho. A Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, foi atribuída à LASO Transportes, S.A., à docente Eugénia Pestana, ao professor e administrador escolar José Rosa, assim como a Casimira Henriques pelo seu trabalho na área social.

A cerimónia incluiu também o anúncio dos vencedores da 3ª edição do Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra, organizado pelo Ministério da Cultura e pelo Município de Mafra, com o objectivo de criar novo repertório para o magnífico conjunto dos seis órgãos históricos da Basílica. O júri, constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito internacional, apreciou as 13 candidaturas a concurso, tendo deliberado atribuir o 1º prémio na categoria A a João Henrique Sousa Santos (Portugal) e duas menções honrosas, também na categoria A, a Michele Del Prete (Itália) e Jacob Adler (Estados Unidos da América).

A par desta vertente de valorização da cultura musical, nesta sessão foi materializada uma nova ambição: desenvolver, em Mafra, um projecto equestre de competências únicas e no caminho da excelência, com especial foco na formação, turismo e desporto, fundado na identidade cultural local, face à longa tradição no âmbito da equitação militar, em especial associada à formação de quadros e à prestigiada Reprise da Escola de Mafra. Para o efeito, foi celebrado um Memorando de Entendimento entre o Exército Português, o Município de Mafra e a Federação Equestre Portuguesa, com vista à constituição de um Grupo de Trabalho para desenvolvimento do projeto equestre, sediado na Escola das Armas.

As comemorações do Dia do Município continuaram com a inauguração da estátua do Papa João XXI, também conhecido como Pedro Hispano, médico, professor e filósofo.

O programa comemorativo continuou com a inauguração da Unidade de Saúde Mafra Norte. Durante a tarde, a partir das 16 horas, no Auditório Municipal Beatriz Costa, decorreu a conferência e exibição do filme “O Labirinto da Saudade”, adaptação cinematográfica da obra homónima publicada pelo filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço. À noite, novamente no Largo Coronel Brito Gorjão, realizou-se o concerto inaugural do IV Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”, com a estreia de uma nova orquestra e de uma nova composição.

O festival que homenageia o pianista e mafrense de adoção Filipe de Sousa está de regresso, numa organização da Câmara Municipal e da Fundação Jorge Álvares. Escute as primeiras notas de uma nova composição musical interpretadas por uma nova orquestra.

Gepostet von Câmara Municipal de Mafra am Donnerstag, 30. Mai 2019