David Carreira é o cabeça-de-cartaz das Festas em Honra de Nª Sra. da Nazaré

David Carreira - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

David Carreira é a principal atracção musical das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, cuja programação foi divulgada hoje pela Comissão de Festas. O concerto do popular artista será, precisamente, o último das festividades (no dia 3 de Setembro), que encerrarão com o tradicional fogo-de-artifício.

Os festejos que marcam a despedida da Ericeira da Imagem da Na. Sra. da Nazaré decorrerão entre os dias 25 de Agosto e 3 de Setembro. Depois a Imagem Devota seguirá para a Carvoeira, apenas regressando à Ericeira em 2033, cumprindo a tradição do Círio da Prata Grande.

Estas comemorações são marcadas por um forte carácter espiritual, pelo que cabe às festividades religiosas o principal destaque da programação. Entre diversas orações, celebrações e eucaristias – a principal será uma Missa Campal, no dia 27 de Agosto, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente –, as procissões deverão constituir os momentos mais marcantes das Festas, estando a primeira agendada para este dia 27. Na noite de 31 de Agosto haverá uma sempre emotiva e bela Procissão das Velas e, já após o encerramento das celebrações, cumprir-se-á a Peregrinação à Nazaré (a 9 de Setembro) e a Entrega da Imagem à Senhora do Ó- Carvoeira, a 16 de Setembro: com Missa de Despedida, Cerimónia da Entrega da Imagem e Partida do Círio.

Além duma forte componente religiosa, a Ericeira vai contar com concertos de artistas nacionais e brasileiros: Leandro (a 25 de Agosto), Edna Pimenta (dia 27), Rosinha (28 de Agosto), Fernando Pereira (30 de Agosto), Miguel Gameiro (31 de Agosto), Mastiksoul (1 de Setembro) e Ana Rita (2 de Setembro) são as restantes atracções principais do programa musical.

A extensa programação, que promete trazer milhares de pessoas à Ericeira ao longo de dez jornadas consecutivas, inclui ainda bandas filarmónicas, DJs, bailes, arruadas e diversos espectáculos. Os festejos, que contam com entradas livres, vão realizar-se em várias zonas distintas, sobressaindo o Palco Condes (junto ao Mercado Municipal) e o Palco Ribas, no largo homónimo junto ao mar.

A Ericeira recebera a Imagem pela última vez em 1999, respeitando a tradição duma festa realizada de 17 em 17 anos em cada uma das freguesias – principalmente do concelho de Mafra, mas também de Sintra e Torres Vedras – que compõem o Círio da Prata Grande, sendo que cada uma das localidades envolvidas (17 no total) assume o compromisso de organizar uma peregrinação à Nazaré antes de entregar a Imagem da Nossa Senhora à freguesia seguinte.

O programa integral das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré é o seguinte:

Cartaz Nª Sra Nazaré 2017 Ericeira