Criadores da Vila Azul: Pedro Mestre

 

Fotografia: DR

 

Cédula Criativa

Pedro Braia Mestre aka ‘Mestre’

Nascido em Lisboa a 13 de Outubro de 1990

Fotógrafo

Começou a estudar fotografia em 2009 e aí deu-se o ponto de viragem, a partir de quando se começou a dedicar a 100% à fotografia.

Redes sociais – Instagram: pedromestrephoto

Site – pedromestre.com

quase sempre o mar como objecto principal

 

A fotografia representa um sentimento muito parecido ao surf: a excitação no dia anterior ao saber que vai estar bom para fotografar ou a felicidade quando corre bem, é tudo muito parecido. Para além disso é uma arte secular que não pára de evoluir, o que deixa a sensação de seres sempre um aprendiz. Fico igualmente entusiasmado com estas novas possibilidades que a tecnologia nos permite (telemóvel, drones etc) ou a folhear um livro de fotografia com 40 anos (estou a ler agora “Untold”, de Steve McCurry, que aconselho muito). Resumindo, é uma arte que não nos deixa envelhecer.

 

A fotografia é a tua profissão?

Sim.

Euforia mesmo foi quando fiz a minha primeira página dupla na Surfer e a capa na SurfPortugal

Quais são as tuas principais influências e inspirações?

Hoje em dia, com tanto conteúdo à distância de um click, é difícil identificar influências, mas as bases foram-me dadas por dois professores de fotografia dos quais sou grande fã e aconselho toda a gente a seguir o trabalho: Ricardo Dias e Nuno Martinho. Já depois de me tornar profissional o Ricardo Bravo é uma pessoa que me tem aconselhado bastante.

 

Destaques do percurso artístico

A nível de curriculum tenho que destacar os factos de ser o fotógrafo oficial de todas as provas da World Surf League em Portugal desde 2014 e de ser desde o ano passado fotógrafo residente da Despomar.

Euforia mesmo foi quando fiz a minha primeira página dupla na Surfer e a capa na SurfPortugal – é uma sensação indescritível veres o teu trabalho publicado em meios de tanto destaque e uma pena que estes meios estejam a perder tanta força.

O fotógrafo “apanhado” pelo colega Sérgio Oliveira.

Em que projectos estás a trabalhar agora?

Para além do meu trabalho regular (para marcas, eventos, etc..) tenho algumas ideias a “marinar”, mas nada em que esteja a trabalhar a fundo.

 

Objectivos a médio e longo prazo

Organizar cada vez melhor o meu tempo para conseguir fazer mais fotografia de autor.

O mar é a principal inspiração do autor Pedro Mestre.