Criação artística da Skeleton Sea no Web Summit

Adamastor Skeleton Sea - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Uma criação artística da Skeleton Sea esteve instalada no recinto do Web Summit, que terminou ontem em Lisboa. O Oceanário da capital portuguesa é outro local onde obras deste colectivo podem ser apreciadas.

“O Adamastor” é uma criação feita de plástico usado e que ganhou forma pelas mãos de João Parrinha, que se inspirou nas ondas surfadas pelo big rider Hugo Vau.

Esta foi uma iniciativa da Ceetrus Portugal, que marcou presença na terceira edição do WebSummit (realizada entre 5 e 8 de Novembro) através da mostra artística “Plastic Age”, que pretende contribuir para uma maior consciencialização e sensibilização sobre o impacto do plástico no meio ambiente através da reutilização do mesmo de uma forma artística. Reunindo artistas que retratam o tema, a Ceetrus Portugal tem o intuito de mudar o paradigma para uma nova era de menos plástico e mais planeta.

O projecto “Plastic Age” integra 2 obras: “O Adamastor” e, ainda, “Over Plastic Sea” da autoria de Kruella D’Enfer.  Inspirados pela importância da consciencialização sobre o impacto do plástico na biodiversidade marinha, estes artistas transformaram em arte mais de 650 quilos de plástico recolhidos nos centros comerciais Forum Sintra e Forum Montijo, geridos pela Ceetrus Portugal, e pelos serviços das Câmaras Municipais de Sintra (SMAS) e Montijo (Amarsul).

“Plastic Age” é o 13º projecto do “Arte em Toda a Parte”, iniciativa desenvolvida pela Ceetrus Portugal desde 2013 e que visa democratizar o acesso à Arte e Cultura ao promover diversas formas de exposição artística nos centros comerciais que gere.

Depois do Web Summit, estas duas obras do projecto “Plastic Age” serão colocadas nos dois centros comerciais, tornando-se acessíveis a um número ainda maior de pessoas. “O Adamastor” passará a estar patente no Forum Sintra e “Over Plastic Sea” poderá ser vista no Forum Montijo.

A Ceetrus — empresa da Auchan Holding detida pela macro-cadeia económica de origem francesa Associação Familiar Mulliez (AFM) — conta com mais de 40 anos de experiência no sector imobiliário, sendo hoje uma das principais empresas de imobiliário em centros comerciais, e está presente em 12 países na Europa e Ásia. A empresa gere, em todo o mundo, cerca de 400 centros comerciais.

Em Portugal a Ceetrus está presente em 13 municípios. Do seu portefólio fazem parte as Galerias Comerciais Jumbo localizadas em Alverca, Canidelo, Cascais, Famalicão, Maia, Santo Tirso e Sintra; os Centros Comerciais Alegro em Alfragide, Castelo Branco e Setúbal; Forum Montijo, Forum Sintra e Sintra Retail Park.