Começam hoje as Festas de Santa Marta

 

Fotografia: DR

 

A Associação Filarmónica Cultural Ericeira vai voltar a promover as Festas de Santa Marta entre hoje e Segunda-feira, o dia que é consagrado a Santa Marta de Betânia, irmã de Maria e Lázaro, padroeira do lar, das cozinheiras, das donas de casa e das irmãs de caridade.

Entre os dias 26 e 29 de Julho, com o objectivo de celebrar formas de expressão musicais tradicionais portuguesas, estas Festas prometem trazer a alegria da música popular (com arraiais e bailes), a saudade do fado e a elegância da música filarmónica – com um festival em que participam três bandas – ao Largo de Santa Marta, na Ericeira.

Este evento com quatro dias de duração surge integrado nas comemorações do 170º aniversário da Filarmónica Cultural Ericeira – FCE.

Além da música, haverá também um Sunset, Jantar de Fados (no qual actuarão artistas locais) e missa na recuperada capela (a construção do templo iniciou-se em 1760) que recebeu o nome de Santa Marta e Nossa Senhora das Necessidades. No decorrer das Festas haverá, também, “comes & bebes”.

O programa integral destas festas é o seguinte:

Sexta-feira (26 de Julho)
18h00 – Abertura do Arraial
21h00 – Baile com Pedro Oliveira

Sábado (27 de Julho) – II Festival de Bandas de Santa Marta
16h00 – Recepção das Bandas convidadas na Praça da República aka “Jogo da Bola”
21h30 – Concerto das Bandas no Largo de Santa Marta – Sociedade Filarmónica de Muge | Sociedade Filarmónica Indústria e Comércio da Amadora | Associação Filarmónica Cultural Ericeira
23h00 – Baile com Gonçalo Rodrigues

Domingo (28 de Julho)
18h00 – Sunset
21h00 – Jantar de Fados com Fadistas da Ericeira

Segunda (29 de Julho) – Dia de Santa Marta
19h00 – Missa em honra de Santa Marta na Igreja de Santa Marta