Câmara Municipal de Mafra requalifica dois espaços icónicos da Ericeira

 

Fotografia: José Santos

 

Com o propósito de valorizar a componente ambiental e paisagística de dois espaços emblemáticos da Ericeira – o Parque de Santa Marta, localizado no coração da vila, e a Praia do Matadouro, no limite norte do núcleo urbano –, a Câmara Municipal de Mafra apostou nas respectivas requalificações.

No Parque de Santa Marta foi realizada a recuperação de espaços verdes através da plantação de mais árvores, arbustos de porte arbóreo e herbáceas e ainda da reformulação de várias áreas ajardinadas. Foram também renovados os equipamentos existentes, tendo sido substituído o sistema de regra por um sistema inteligente que permitirá uma gestão mais eficiente do uso da água e garantirá a rentabilização e a poupança deste recurso. O campo de minigolfe e os de ténis também foram alvo de reabilitação.

o projecto pretende continuar a garantir a atractividade dos espaços 

Também no Espaço de Jogo e Recreio, inserido neste Parque com vista privilegiada para o oceano Atlântico, foram feitas algumas remodelações: foram colocados novos equipamentos para treino físico, um novo pavimento de acordo com as actuais normas de segurança e estruturas para actividades lúdicas de crianças.

Já o projecto de requalificação das condições de utilização da praia do Matadouro, uma das praias mais apelativas para os amantes dos desportos de ondas (principalmente, para aqueles que se estão a iniciar nestas actividades), passa pela demolição do edifício degradado (o antigo matadouro) existente naquele espaço e a posterior construção de um novo apoio de praia – menor do que o anterior e com a função de apoio à prática desportiva e uma cafeteria com esplanada. Será ainda relizada uma reformulação das escadas que dão acesso ao areal.

criar uma harmonia entre o mar e a terra é o grande desafio da Câmara Municipal

O reordenamento das acessibilidades à praia de modo sustentável e evitando conflitos entre peões e veículos será também uma prioridade desta requalificação, privilegiando-se o acesso pedonal. Os banhistas poderão recorrer aos parques de estacionamento na área envolvente, admitindo-se apenas algumas excepções para o acesso automóvel.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês