Câmara de Mafra e Paróquia da Ericeira com iniciativas de apoio às compras

 

Fotografia: DR

 

As autoridades e a sociedade civil continuam a criar medidas e iniciativas que visam reduzir os riscos de contágio junto dos munícipes mais vulneráveis à pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Existem dois bons exemplos (interligados, com os selos da Câmara Municipal de Mafra e da Paróquia da Ericeira) de como a solidariedade pode ser colocada ao serviço da protecção da população.

Se Não Puder Sair de Casa, Nós Vamos por Si – ligue 800 261 261

O executivo municipal avançou esta semana com o programa “Se Não Puder Sair de Casa, Nós Vamos por Si”, um serviço de apoio dirigido aos cidadãos residentes no concelho de Mafra que tenham mais de 65 anos, sem apoio familiar, ou que se encontrem em situação de isolamento social.

De Segunda a Sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, dá auxílio aos que devem permanecer em casa, substituindo-os nas suas deslocações ao supermercado ou à farmácia – basta telefonar para o 800 261 261.

Esta iniciativa inserida nas medidas temporárias para minimizar os riscos de exposição e contágio à Doença do Coronavírus, adoptadas pela Câmara Municipal de Mafra, desenvolve-se em conjunto com as Juntas e Uniões de Freguesias, associações do Concelho de Mafra e grupos de voluntários.

Por outro lado, a paróquia da Ericeira desafia todos a contribuírem para a identificação das famílias com doentes isolados e situações de pessoas de idade avançada, com necessidade de ajuda para comprar medicamentos ou comida no supermercado.

Quem puder ajudar deve contactar Sofia Matos (+351 963 174 174) ou Ana Pereira (+351 919 041 611), indicando os seguintes elementos:

1) nome da pessoa ou família que precisa de ajuda
2) contacto telefónico do próprio ou de outro morador nessa casa
3) morada completa
4) nome e contacto de um vizinho a quem se possa pedir informação em caso de necessidade)

contribua para a identificação dos casos ligando para o 963 174 174 e o 919 041 611

Como referimos inicialmente, para ser possível cuidar de todos de modo organizado, a Câmara de Mafra, em conjunto com várias juntas de freguesia e outras instituições locais com voluntários, colocou no terreno  um serviço que ajudará a cuidar dos mais vulneráveis com a prudência necessária.

O Padre Tiago Fonseca, que assinou o comunicado da Paróquia, terminou o respectivo texto com a seguinte mensagem de esperança: “Troquemos o instante pelo eterno, sigamos o caminho de Jesus. A Primavera vem depois do Inverno, a alegria virá depois da Cruz! Deus nos abençoe! Depois desta Quaresma vem à Páscoa!”