Burna Boy vai representar África no Sumol Summer Fest

 

Fotografia: DR

 

Burna Boy vai trazer a sua pronúncia e o seu calor africano ao Sumol Summer Fest no dia 3 de Julho de 2020. O artista nigeriano junta-se, assim, a Julinho KSD no primeiro dia do festival marcado para o Ericeira Camping.

Burna Boy é um dos nomes que mais vale a pena seguir de perto no actual panorama da música  dançável. Com a sua fusão de dancehall, afro-beat e pop, este jovem nigeriano não deixa ninguém indiferente.

Damini Ogulu (o seu nome de baptismo) nasceu em Lagos em 1991 e não demorou muito até começar a fazer música, depois de descobrir o software FruityLoops com dez anos de idade.

Sem nunca deixar de fazer as suas batidas, Burna Boy chegou a viver em Londres, depois de se formar, mas voltou à Nigéria pouco tempo depois. E foi nessa altura que decidiu mergulhar na música do seu país, descobrindo as referências do seu pai e do seu avô – esse baú incluía muito, dancehall e afro-beat nacional. Burna Boy é o resultado desse casamento entre a cultura do seu país e a inevitável cultura americana.

Com a produção de LeriQ, Burna Boy lançou “Like To Party”, o seu primeiro sucesso. Pouco depois, em 2013, chegaria o seu primeiro disco: “L.I.F.E.”. Com as participações de Wizkid, Timaya, 2face e M.I., este primeiro registo recebeu a aclamação do público e da crítica especializada. Em 2015 lançou o seu segundo álbum, “On a Spaceship”, também com produção de LeriQ, mostrando todo o talento de Burna Boy. Depois de uma série de singles de sucesso, como “GBA2, “Streets of Africa”, “Xoni Baje” ou “Sekkle Down”, o jovem compositor nigeriano editou o seu terceiro álbum, “Outside”. E 2019 foi mais um ano em grande para Burna Boy.

não existe mal nenhum em lançar gritos de protesto enquanto se abanam as ancas

Depois de editar o seu quarto álbum, “African Giant”, com o qual após ter conquistado África e o Reino Unido espalhou o seu nome por todo o mundo, foi nomeado para um Grammy na categoria “Best World Album” e ainda levou para casa o prémio BET na categoria “Best International Act” e um prémio MTV na categoria “Best African Act”. Também em 2019, Burna Boy participou com Ed Sheeran no tema “Own It” do rapper britânico Stormzy.

Em Setembro de 2019, Vera Brito escreveu no site Rimas e Batidas um ensaio sobre o “gigante nigeriano” em que escreveu o seguinte, entre outras coisas: «Visões políticas à parte, um mérito que ninguém pode tirar a Burna Boy foi o de ter trazido à música pop esse cariz activista com tamanha escala e plasticidade. Parece que afinal não existe mal nenhum em lançar gritos de protesto enquanto se abanam as ancas.»

Nomes já confirmados para o Sumol Summer Fest 2020:

Dia 3 de Julho: Palco Sumol – Burna Boy, Julinho KSD

Dia 4 de Julho: Palco Sumol – Trippie Redd

Em breve a organização do festival deverá anunciar mais novidades.