Aula de Pilates em directo na AZUL – Ericeira Mag

 

Fotografia: DR

 

Quinta-feira a manhã vai começar com uma aula de Pilates transmitida em directo através do Facebook da AZUL. Telma Esteves vai conduzir uma aula que irá permitir mexer o corpo a partir de casa (onde muitos continuam neste período de isolamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus – Covid-19) ou do escritório.

Após dois concertos e um espectáculo de dança, a AZUL leva agora até ao seu público uma dose de exercício físico, cuja prática é sempre importante, tornando-se fundamental nesta fase da vida colectiva marcada pelo sedentarismo caseiro.

No dia 23 de Abril, a partir das 10:30, saia do sofá e acompanhe os movimentos através do ecrã do seu smartphone ou tablet – se conseguir ligar um destes aparelhos à sua televisão, melhor ainda!

Leiam agora a entrevista em que Telma Esteves transmite algumas coordenadas sobre a aula que vai dar já depois de amanhã.

Com este tipo de aula acabei por ter que melhorar os feedbacks auditivos

Alguma vez tinhas pensado vir a fazer algo deste género?

Nunca tinha pensado em fazer nada do género, é um facto que existe na área do fitness esta forma de dar aulas há muito tempo, mas nunca fez sentido para mim, até porque gosto mesmo do contacto com as pessoas e, sobretudo a minha área de intervenção, que é o pilates, exige o toque e muitas correcções. Decidi fazer este formato de aulas por duas razões: primeiro porque sei o bem que faz a prática de Pilates aos meus alunos; e também para conseguir manter a minha actividade profissional e poder com isso garantir algum rendimento mensal.

 

Dar uma aula neste formato deve ser um desafio…

É um desafio bastante grande, como já referi, pelo facto de eu achar muito importante o tocar para que o aluno sinta onde é suposto e, também, para aproveitar melhor os movimentos. Com este tipo de aula acabei por ter que melhorar os feedbacks auditivos. E existe também o facto de eu não me sentir muito bem a ser filmada – saí mesmo da minha zona de conforto [risos].

Podes levantar um pouco o véu sobre esta aula? Vai ter algumas diferenças em relação ao habitual?

Relativamente à aula que vamos fazer, vai ser uma aula em modo de apresentação da prática de Pilates, com exercícios sobretudo de mobilidade, estabilidade e força na zona do tronco. Nesta altura que atravessamos passamos muitas horas sentados, em tele-trabalho ou mesmo no sofá, e as nossas costas no meio disto tudo acabam por sofrer pela falta de movimento.

vai ser uma aula em modo de apresentação da prática de Pilates

Como tem corrido a tua quarentena?

Tem corrido bem, sempre com muitos afazeres em casa. Tendo uma menina com 18 meses não dá propriamente para descansar ou ficar sem fazer nada, quando existe uma pausa aproveito para estudar o que tenho guardado há algum tempo – estou aproveitar ao máximo este tempo que nos foi dado.

 

Tens conseguido continuar a trabalhar?

Em termos de trabalho reduzi o volume de trabalho, mas continuo a filmar aulas para os meus alunos e também para quem queira iniciar uma prática de exercício físico, como já foi o caso de algumas pessoas que me contactaram a solicitar aulas em formato de vídeo para fazer em suas casas, agora que têm tempo e sentem necessidade de dar ao corpo o que ele precisa: movimento.