Associação de Nadadores Salvadores da Ericeira pretende implementar Serviço Balnear de Inverno

Bombeiros Ericeira - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

A Predominante Azul – Associação de Nadadores Salvadores da Ericeira procura actualmente no sector privado as verbas necessárias para dar inicio ao projecto de Serviço Balnear de Inverno – SBI.

Sendo a Ericeira frequentada todo o ano por turistas que procuram a sua costa para a prática de desportos de ondas na única Reserva Mundial de Surf europeia, esta Associação sem fins lucrativos com sede no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Ericeira considera que a criação de uma equipa anual trará benefícios acrescidos no socorro e prevenção de incidentes, trabalhando em conjunto com as entidades de salvamento já existentes localmente.

A principal finalidade do SBI será prestar um melhor apoio à comunidade, encurtando o tempo de resposta em situações de emergência.

A Predominante Azul pretende dar brevemente inicio a este projecto, que terá os seguintes contornos:

FORA DE ÉPOCA BALNEAR ( SERVIÇO DE PATRULHAMENTO DE PRAIA EM VIATURA 4WD )

EQUIPA DE 4 ELEMENTOS 7 DIAS POR SEMANA DURANTE 9 MESES FORA DA ÉPOCA BALNEAR

HORÁRIO DE INVERNO: 8H-17H
HORÁRIO DE PRIMAVERA: 9H-18H

1 4WD PICK UP (A ADQUIRIR POR PATROCÍNIO OU ATRAVÉS DE PROTOCOLO)
1 JET SKI (EQUIPAMENTO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ERICEIRA)
1 DIRECTOR DE PROJECTO
1 NADADOR SALVADOR COORDENADOR
2 NADADORES SALVADORES

Este patrulhamento fora da época balnear será realizado nas praias da Ericeira entre a Praia da Calada e a Praia de São Julião, com maior incidência nas praias frequentadas por surfistas e escolas de surf.

Bombeiros Ericeira - ph. DR

De forma a melhorar os serviços prestados à comunidade todo o ano e também o apoio dado durante a época balnear aos Nadadores Salvadores, a Predominante Azul pretende ainda dispor de um veiculo devidamente equipado para salvamento, serviço actualmente assegurado durante o Verão com a cedência de uma viatura operacional dos Bombeiros (VOPE 01). Para que esta viatura esteja ao serviço dos Nadadores Salvadores durante a época balnear, a mesma fica indisponível para serviço em outros teatros de operações de apoio à população, nas missões dos Bombeiros Voluntários da Ericeira.

No entender desta associação, para melhorar o apoio prestado a todos e de forma a minimizar o tempo de resposta a incidentes nos 11 km de costa da sua área de intervenção será necessário reforçar os seus meios operacionais com
uma viatura Pick Up de caixa aberta com motorização 4WD (Regulamentada de acordo com Regime aplicável à actividade de Nadador Salvador), sendo que para melhorar a eficácia da equipa essa viatura estará equipada com os seguinte equipamentos:

2 BÓIAS TORPEDO ISN
2 CINTOS DE SALVAMENTO ISN
1 PRANCHA DE SALVAMENTO ISN
4 BOTIJAS DE MERGULHO DE 0,5 L DE OXIGÉNIO DE EMERGÊNCIA
3 CONJUNTOS DE PÉS DE PATO ISN
3 FATOS DE NEOPRENE PARA RESGATE
1 CARRETEL c/ 220 Mts de CABO DE SEGURANÇA 10 mm
1 GUINCHO MOTORIZADO E BOLA DE REBOQUE
1 PLANO RÍGIDO E ACESSÓRIOS
1 MALA DE PRIMEIROS SOCORROS DEVIDAMENTE EQUIPADA
1 MALA DE TRAUMA
1 KIT DE OXIGENOTERAPIA E ACESSÓRIOS
1 DAE – DESFIBRILHADOR AUTOMÁTICO EXTERNO
1 RÁDIO BASE MULTI BANDA UHF/VHF + 3 RÁDIOS PORTÁTEIS MULTI BANDA UHF/VHF IP68
1 TELEMÓVEL IP68
1 DRONE PARA AUXILIO NAS MISSÕES DE BUSCA E SALVAMENTO