Alice Vieira condecorada pelo Presidente da República

 

Fotografia: Fernando Diniz

 

Alice Vieira foi uma das três personalidades condecoradas Terça-feira pelo Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu, além da escritora e jornalista Alice Vieira, os músicos Jorge Palma e António Variações – este a título póstumo.

Alice Vieira encontra-se a terminar a biografia do Padre António Vieira

Alice Vieira, de 77 anos e com uma profunda ligação à Ericeira, foi distinguida como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, condecoração que reconhece “altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”.

Em mais de quatro décadas de escrita, Alice Vieira publicou poesia e romance para adultos, mas é no universo infanto-juvenil que a situam, com várias dezenas de livros, entre os quais “Rosa, minha irmã Rosa”, “Úrsula, a maior”, “Viagem à roda do meu nome” e “Meia hora para mudar a minha vida”. Neste momento encontra-se a terminar a biografia do Padre António Vieira, tendo no seu horizonte escrever a biografia de Irene Lisboa.

Em 1997 Alice Vieira já havia sido condecorada com a Ordem do Mérito, no grau de Comendadora, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, juntamente com outras 31 personalidades femininas, no âmbito do Dia Internacional da Mulher.

Em reacção à recente distinção do PR, Alive Vieira afirmou o seguinte: “Gosto que as duas ordens me tenham sido dadas por presidentes de quem gosto”.

Assinalando a importante condecoração recebida esta semana, a retrosaria José Rola Paulo dedicou a sua icónica montra a Alice Vieira, que ainda no último Verão havia dedicado uma “carta de amor” à Ericeira, intitulada «Alice Vieira. Ericeira, a minha pátria».

Jorge Palma foi condecorado comendador da Ordem do Infante D. Henrique, num ano em que celebrou o 70º aniversário e os 45 anos da edição do primeiro álbum, “Com uma viagem na palma da mão” (de 1975). Já António Variações foi condecorado, a título póstumo, comendador da Ordem do Infante D. Henrique, tendo a distinção sido recebida por Jaime Ribeiro, um dos irmãos do músico.