Agosto é mês de Festas de Nª Sra. da Boa Viagem

Festas Ericeira 2014. - ph. José Guerra

 

Fotografia: José Guerra

 

Procissões, música e animação. São estes o principais ingredientes das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que decorrem entre 17 e 21 de Agosto na Ericeira, antecedendo portanto os festejos em Honra de Nª Sra da Nazaré.

A Santa Padroeira dos pescadores jagozes vai ser celebrada com festividades religiosas, mas também com bastantes diversões e entretenimento. No que toca às celebrações sagradas, o principal destaque vai – como é hábito – para a procissão das velas com ida da Imagem da Nossa Senhora ao mar. A realizar-se no dia 19 (Sábado), caso as condições marítimas o permitam, a “procissão dos barcos” encanta locais e visitantes edição após edição. À imagem doutros anos, prevê-se que milhares de pessoas acorram à Ericeira nessa noite para partilhar momentos de grande beleza e espiritualidade.

Na tarde de Domingo, dia 20, a procissão transitará do mar para as ruas da vila na companhia da fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Ericeira e da Filarmónica Cultural da Ericeira.

No que toca às actividades profanas, estão agendados diversos espectáculos, que passam pelo fogo-de-artifício lançado do Porto de Pesca – no dia 19 –, dança e, sobretudo, música: além de folclore e bailes com diversos grupos musicais, está agendada a actuação de Pedro Miguel no dia 18, Sexta-feira.

As entradas são sempre livres e durante os dias da festa haverá generosa oferta no que toca a bebidas e comidas, nomeadamente sardinhas e febras.

O cartaz integral das Festas é o seguinte:

Cartaz Nª Sra Boa Viagem 2017

Cartaz Nª Sra Boa Viagem 2017