Afonso Antunes sagrou-se Campeão Nacional de Surf Sub 18 na Ericeira

Afonso Antunes - ph. Miguel Silva / ESC

 

Fotografia: Miguel Silva / ESC

 

Afonso Antunes, atleta do Ericeira Surf Clube (ESC), sagrou-se este fim-de-semana Campeão Nacional de Surf Esperanças Sub 18 ao vencer a final da respectiva categoria, disputada na praia de Ribeira d’Ilhas.

Marcaram presença no Ericeira Juniors os 32 melhores atletas nacionais da categoria Sub 18, que se apuraram através dos 6 Circuitos Regionais, das vagas provenientes de 2017 e de Wildcards promovidos pela Federação Portuguesa de Surf.

Para a grande final apuraram-se José Champalimaud (17 anos), que deixara pelo caminho uma das grandes revelações da prova, Martim Paulino (15 anos), e Afonso Antunes. Durante a final Afonso (filho do ex-campeão nacional João Antunes) esteve imparável, demonstrando uma vez mais ser a maior promessa do Surf Português. Onda a onda, a confiança e a diversidade de manobras progressivas aumentava, assim como a diferença de pontuação para o José.

Ao vencer esta Final Sub 18, Afonso Antunes junta, entre outros, os títulos de Campeão Europeu e Nacional Sub 14, em 2016, Sub 16 em 2017, bem como de Surf Juvenil e Colectivo na Taça de Portugal realizada no passado mês de Setembro na Foz do Lizandro.

Destaque ainda para a prestação de outro atleta do ESC: Gabriel Ribeiro atingiu o 3º lugar do campeonato.

Quanto à competição, no Sábado, as condições de ondas com cerca de 1,5 metro estiveram bastante boas, mesmo em períodos em que levantava um pouco de vento Norte, tendo os vários atletas presentes conseguido excelentes performances e obtido scores bastante elevados, decorrendo a prova até aos quartos de final “man x man”.

No Domingo, Ribeira d’Ilhas esteve de “gala”, com a ondulação a diminuir um pouco, mas com o offshore a “acertar” os sucessivos sets que brindaram os jovens atletas apurados… e estes proporcionaram um verdadeiro “Show de Surf”. A cada set a entrar o público presente entusiasmava-se com a diversidade de manobras aplicadas, resultando constantes alterações nas lideranças nas baterias e muita indefinição quanto aos seus vencedores.

Classificação Sub 18
1 Afonso Antunes (ESC)
2 José Champalimaud (GDSC)
3 Gabriel Ribeiro (ESC)
3 Martim Paulino (ASCC)