Afonso Antunes sagra-se campeão nacional em Ribeira d’Ilhas

 

Fotografia: Ericeira Surf Clube / Álvaro Fr

 

A final do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2016 teve Ribeira d’Ilhas como palco durante os dias 3 e 4 de Setembro, consagrando Afonso Antunes (da Associação de Surf da Costa da Caparica) como o grande vencedor da categoria sub-14.

O filho do ex-campeão nacional João Antunes, apontado como uma das maiores promessas do surf português na actualidade, honrou a veia competitiva paterna e superiorizou-se na final a Guilherme Ribeiro, João Vidal e Vasco Cordeiro.

Gabriel Ribeiro, do Ericeira Surf Clube, foi o atleta local que chegou mais longe no campeonato. O surfista deu espetáculo nas desafiantes ondas de Ribeira, mas acabou por ficar pela primeira meia-final. Embora não tenha sido o vencedor da prova, o atleta fez uma prestação bastante interessante numa etapa muito renhida

A final contabilizou um total de 32 atletas, vindos de todo o país, que competiram entre si em busca do título. que acabou por ser disputado entre Guilherme Ribeiro, que acabou em segundo lugar com 13,00 pontos, e Afonso Antunes, que atingiu o score mais alto: uns impressionantes 18.40 pontos.

Os títulos nacionais de surf esperanças nas categorias Sub-16 e Sub-14 já estão entregues, faltando ainda definir os campeões nas categorias Sub-12 (1 e 2 de Outubro, em Vila do Bispo), Sub-18 (15 e 16 de Outubro, em Leça da Palmeira) e Sub-16 & Sub-18 Feminino: 5 e 6 de Novembro, em S. Pedro do Estoril.

A prestação de Gabriel Ribeiro abre boas perspectivas para o futuro.

A prestação de Gabriel Ribeiro abre boas perspectivas para o futuro.